XI Congresso da ABRACE

De 13-06-2027 até 18-06-2027
Brasil. Campinas -SP
https://portalabrace.org/xicongresso/

Trabalhos

Exibindo trabalhos apresentados no XI Congresso da ABRACE
Título Autor(es)
(des) água em Nós: a Bricolagem Como Procedimento Metodológico de Criação Gisela Reis Biancalana e Jaqueline Molossi
(re)construindo Caminhos: Procedimentos de Criação e Performances Circenses Por Meio de Elementos do Sistema Laban/bartenieff Alex Machado
A Concepção Poética de Notas Introdutórias na Audiodescrição de Espetáculos Teatrais Thiago de Lima Torreão Cerejeira
A Criação de Um Teatro Ecológico a Partir das Narrativas de Curupira Antônio Rogério dos Santos
A Criança-brincante na Cena Carnavalesca em Belém do Pará Simei Santos Andrade e Miguel de Santa Brígida Júnior
A Dança Entre: Condutas e Relações Maria Fonseca Falkembach
A Difusão da Pesquisa de Linguagem Autoral em Dança em Tempos Pandêmicos Luana Fonseca Davila e Luciana Paludo
A Dramaturgia Feminina Nordestina e Sertaneja: o Espetáculo Candeia Mariclécia Bezerra de Araújo e Brígida Maria de Miranda
A Dramaturgia Sob a Lente do Conflito: Uma Perspectiva Não-teleológica João Ricken e Lidia Olinto
A Estética da Domesticidade e a Linguagem da Câmera na Web: Experimentos Sobre o Espaço Cênico em Tempos de Performance Digital Eduardo dos Santos Andrade
A Fala e a Corporeidade do Contador de Histórias do Cotidiano: Contos e Recontos de Seu Valdemar Juliana Bittencour Manhães e Juliana Costa de Souza
A Formação Circense no Brasil: a Presença das Mulheres na Pedagogia das Artes do Circo Eliana Rosa Correia
A Influência do Pensamento Ameríndio em Sendas Pagãs: Um Relato de Experiências com o Universo da Bruxaria na Cidade de Manaus Jeferson Bastos de Souza
A Montagem Como Ferramenta Dramatúrgica: Dialogando com os Vazios do Afastamento Samara Pinheiro Cruz
A Música em Cena: Um Olhar Para a Música em Espetáculos Brechtianos Ana Paula Milagres Tostes e Carina Maria Guimarães Moreira
A Presentificação Pelo Olhar do Espectador Gabriel Beda
A Produção Cultural do Brasil Oitocentista e a Atuação de Mulheres no Teatro Popular Lílian Rúbia da Costa Rocha
A Tradução da Informação Estética em Max Bense a Partir do Processo Transcriativo do Audiodrama Voz Para Cumaná: a Construção de Uma Dramaturgia a Partir do Testemunho de Venezuelanos Refugiados no Sul do Brasil Gabriel Fontoura Motta
Abdias Nascimento e a Dramaturgia Negra em Tempos de Pandemia: Educação Antirracista em Práticas Artístico-pedagógicas Tecnoviviais e Interinstitucionais (ufpel-unilab) Manoel Gildo Alves Neto
Affôtè - Processo Criativo de Um Bailarino Beninense Numa Cerimónia e Numa Criação Artística do Vodum Eva Azevedo
Agda Desmontagem - Possibilidades Discursivas Para Performatividades Subversivas Gisele Petty
Ajeum – Comer, Dançar e Partilhar os Tempos na Mostra 14 de Dança Kleber Lourenço Silva e Galiana Galindo Brasil
Aproximações do Conceito de Verfremdungseffekt em a Negra Felicidade Danielle Martins de Farias
Aproximar-se de Si, Um Caminho Para o Empoderamento Feminino a Partir de Uma Vivência em Dança Utilizando Aspectos do Método Bailarino-pesquisador-intérprete Ana Carolina Constantino Mazolini e Larissa Sato Turtelli
Arquétipos Brasileiros: a Permanência dos Personagens-tipo do Teatro de Revista no Imaginário Nacional Leivison Silva Oliveira e Lidia Olinto do Valle Silva
Arremates em Torno da Suspensão Como Força Transindividual na Performance Pequena Morte Mateus Scota
Arte Profana: Uma Análise de Performances Que Abordam Gênero, Sexualidade e Religião Mariana Dias Pereira de Lima
Artistas-docentes: Duas Perspectivas Sobre a Experiência Profissional Negra em Teatro Nayara Fernandes da Silva Leite e Heloisa Marina
As Vozes D(n)a Criação: Decolonizar Biografias Como Dispositivo-processo de Uma Criação Teatral Cassiano Weigert Fraga
Assentamentos e Despachos: Encontros Para Seguir Caminhando Flavio de Campos e Heloisa Corrêa Gravina
Atritos, Rangidos e Deleites de Utopias: o Direito à Cena Alberto Ferreira da Rocha Junior
Aula Como Acontecimento: o Que Acontece Que Algo Vibra e Se Torna Canto? Maiquel Cristian Reichert
Ayagbás: Dança Sem Pele, Pesquisa em Dança Digital Denise Mancebo Zenicola
Baile de Máscaras - o Ensino do Teatro na Assistência Social (dentro do Isolamento Social) Gabriel Fontoura Motta
Brincandanças: Um Projeto de Comunicação Lúdica e Transcendência Poética Para Todas as Idades Tatiana Wonsik Recompenza Joseph, Marcilio de Souza Vieira e Allana Böckmann Novo
Brincando de Caretas Pelas Vielas e Terreiros Brasileiros Rogério Lopes da Silva Paulino
Carta a Maria Brigida de Miranda Fabricio Theiss
Cena e Representação: Reflexões Sobre Etnocenologia e Algumas Atualizações das Noções de Espetacularidade na Cena da Diversidade Cultural Humana Jorge das Graças Veloso
Ciranda de Performances - o Imaginário e a Nostalgia em Torno dos Bailes na Roça (notas de Pesquisa) Gilmar Rocha
Com o Pé na Estrada: Disseminando Saberes e Diálogos Pluriperspectivados Tatiana Maria Damasceno e Aline dos Santos Teixeira
Comicidade e Antirracismo: Reflexões Sobre Criações Artísticas e Pedagógicas Elison Oliveira Franco
Como Nasce Uma Atriz: Explorações em Torno do Saber-fazer das Atrizes, a Partir de Intersecções Entre Gênero, Corpo e Trabalho Lúcia Regina Vieira Romano
Contemdança 2: 10 Anos de Vivências em Videodança Guilherme Schulze
Conversas de Coxia — a Experiência de Encenar Dramaturgias Feministas no Ensino Remoto Maria Brigida de Miranda
Corpas-contra-amnésia: Performando o Memoricídio Kariri Para Denunciar a Continuidade de Um Povo Barbara Leite Matias
Corpo e Imagem do Corpo: Duas Experiências Performativas em Tempos de Covid-19 Christina Gontijo Fornaciari
Corpo Sem Título: em Busca de Caminhos de Conhecer Débora Campos de Paula
Corporeidades Ancestrais: Transformando e Redimensionando a Pesquisa em Dança - Quais os Caminhos Percorridos Por Essas Encruzilhadas? Flavio de Campos e Katya Gualter
Corporeidades em Cruzo: Encontros Entre Matrizes, Motrizes e Encantamentos Juliana Bittencour Manhães
Corpos, Riscos e Afetos em Coexistência na Prática Acrobática Circense Luie Araujo Wanderley e Alexandre Donizete Ferreira
Corpos, Travessias e Ancestralidade: Assentamentos na Encruzilhada Doroti Ferreira Martz
Cruzos e Encantarias Vilma Campos
Da Morte de Si à Morte do Outro: Espetacularidades da Morte Vivida na Iluminação de Finados em Curuçá-pa Valéria Fernanda Sousa Sales
Dança Clássica: Por Uma Metodologia de Ensino Mais Consciente ítalo Fernando da Silva Prado e Juliana Cunha Passos
Dançaterapia Como Ferramenta Para Performance Leticia Infante
De Tela em Tela: Processo Criativo da Série de Interferências Visuais o Importante é o Que Interessa Monica Ferreira Magalhães
Demônia: a Expressão da Corpa Gorda e de Outros Elementos Dissidentes Através do Burlesco Raíssa Panatieri
Densidades do Agora: Uma Meditação Dançante-biológica-existencial-social-pessoal Acerca do Contexto da Pandemia da Covid-19 Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda
Desafios de Uma Pesquisa Prática Realizada Pelo Modo Remoto Inês Alcaraz Marocco
Desconcerto Uma Cantata Para Ossos Gabriela Flores Nunes
Desobediências Poéticas: Afrofuturismo, Transe, Desmontagem e Processo Criativo em Dança Henrique Cesar Hokamura Silva
Desobstruir o Corpo: a Renegociação do Trauma no Processo do Bailarino-pesquisador-intérprete Elisa Massariolli da Costa e Graziela Estela Fonseca Rodrigues
Deus Pã: Poéticas Teatrais Pedro Paulo Galdino Vitorino Dias
Dispositivos de Comoção em Obras do Ateliê 23 Taciano Soares
Dita Pra Mim?: Intervenção Urbana no Tecnovívio e a Poética do Cuidado em Tempos de Isolamento Social Marcella Pacheco Perbiche
Dom Quixote-mikhail Tchekhov: Uma Abordagem do Corpo Imaginário Natacha Dias
Dramaturgia do Ator: Processos Criativos na Pequena Companhia de Teatro José Cláudio Marconcine e Ricieri Carlini Zorzal
Dramaturgia nos Corpos Circenses: Uma Análise em Processo Julia Franca
Dramaturgia, Coreografia e Performatividade: Inside de Dimitris Papaioannou ísis Arrais Padilha
Dramaturgias do Residir Grácia Maria Navarro
Dramaturgias Negras Publicadas no Brasil no Século Xxi: Territórios Estéticos, Culturais e Políticos Elton Bruno Soares de Siqueira
E X I T U S: Autorretrato Transestético e Processos de Cura do Si Raimundo Kleberson de Oliveira Benicio
Embaraçar-se do Afeto das Palavras Para Dançar Tateando o Mimese Cia. de Dança-coisa Anne Plein da Silva e Luciana Paludo
Enquanto Ninguém Vê – Dramaturgia Feminista e Violência de Gênero na Contemporaneidade Sofia Fransolin Pires de Almeida
Ensino Virtual de Teatro na Pandemia: Estratégias e Desafios Para a Execução de Projetos Culturais Anita Cione Tavares Ferreira da Silva
Enterrar, Soterrar, Desterrar: Ações de Terra Para Corpos Sem Chão Sarah Marques Duarte
Entre a Caixa Preta e o Cubo Branco – Panorama da Cenografia e Expografia no Brasil: Experiência de Ensino, Trocas e Atravessamentos Renato Bolelli Rebouças, Carmela Rocha
Entre a Dama e a Bruxa: Relato Rebelde de Uma Trajetória na Dança de Salão Paola de Vasconcelos Silveira
Entre Nós, Quem Cabe na Dança? a Bailarina Gorda Ocupa o Espaço Renata Teixeira Ferreira da Silva
Entre Nós: Breves Memórias Sobre o Que Aprendemos e Inventamos Juntas, na Academia e na Arte Patricia Fagundes
Escrevendo Máquinas - Uma Investigação Sobre a Escrita Dramatúrgica na Intersecção com as Tecnologias Digitais Francisco dos Santos Gick
Escuta de Um Corpo Entre Tempos Thais Regina Villanova Petzhold
Escuta de Vozes Circenses: Mapeamentos Sociais e Saúde Tábatta Iori Thiago, Neide das Graças de Souza Bortolini e Luciana Crivellari Dulci
Escuta! Nara Waldemar Keiserman
Espetacularidades Negras nos 30 Anos do Pólo Cultural e Esportivo Grande Otelo Yaskara Donizeti Manzini
Estudos da Presença Cênica nas Diferentes Abordagens de Eugenio Barba e Arthur Lessac Carolina Nogueira Queder e Maria Regina Tocchetto de Oliveira
Etapas da Pesquisa: o Canovaccio nos Grupos de Teatro na Itália Contemporânea Marcus Villa Góis
Etnocenologia e os Bonecos Gigantes da Aldeia Taboka Grande no Tocantins Adailson Costa dos Santos
Experiências de Formação de Público Para o Teatro na Cidade de Rio Branco - Ac Rylary Karen Targino da Silva e Leonel Martins Carneiro
Experimentação e Brasilidade na Criação em Dança do Trans-forma Danielle Márcia Fernandes
Experimento Pedagógico: Deambular na Pandemia – Encontro de Grupos de Pesquisa Brasil/colômbia Líria de Araújo Morais
Expressividades, Performatividades e Infâncias: Iniciação nas Artes e Territórios de Experimentações Patricia Dias do Prado e Alexandre Medeiros Oliveira
Feitiço de Bem-querer e Desejos Compartilhados Kamilla Mesquita Oliveira
Feldenkrais e Tuning Scores: Uma Articulação Metodológica Fernanda Ströher Barbosa e Gisela Reis Biancalana
Festejar em Tempo Pandêmico: Desafios e Possibilidades na Pesquisa Etnocenológica Danielle Fonsêca
Festivais de Dança na Pandemia: Primeiros Impactos Arnaldo José Siqueira
Fora de Onde? - Performopalestra em Processo de Criação Pamella de Caprio Villanova
Forma e Performatividade: Perspectivas Sobre o Trabalho de Atuação Cênica no Teatro de Robert Wilson Raphael Vianna Coutinho
Gênero e Feminismo no Processo do Espetáculo Chorume da Companhia Ortaet Cleilson Queiroz Lopes
Germaine Acogny e a Sua Obra Danse Africaine– Notas de Tradução e Partilhas Etnocenológicas Daniela Maria Amoroso e Roberta Ferreira Roldao Macauley
Hipátia: Tecido Dramatúrgico Entre Fé, Ciência e Feminismos em Tempos Pandêmicos Luciana de Fátima Rocha Pereira de Lyra
Ifestival Dança Ifb: Ensino, Pesquisa e Extensão em Edições Virtuais Juliana Cunha Passos
Improviso e Imprevisto no Mamulengo de Emanuel Bonequeiro André Carrico
In Natura: Relações Mítico-simbólicas a Partir de Um Processo de Criação em Videoperformance Andreane Lima e Silva
Indícios do Sagrado Feminino em Produções Acadêmicas do Curso de Dança da Uesb Lauana Vilaronga Cunha de Araújo
índios ou Indígenas? Tribos ou Povos Indígenas? Aprender Para Inserir a Cultura Indígena no Ensino de Teatro nas Salas de Aula Brasileiras Cristiane Santos Barreto
Influxos Artaudianos: Mitologia Yorubá e Processos Decoloniais de Criação Para as Artes da Cena Adriana R. L. Oliveira Ribeiro
Investigações Errantes Para Experienciar Um Mundo Novo Letícia Merlo e Diego Elias Baffi
Investigando as Possíveis Relações Entre o Jogo e a Dança a Partir de Um Processo Colaborativo de Criação Jeyssi Luiza Nascimento Santos
Jongo-funk: Decolonialidade e Expressões de Matrizes Africanas no Ensino de Artes Yasmin Coelho de Andrade
Le Carrefour de Kossi Efoui: Um Padê Dramatúrgico Arriado na Encruzilhada Daniel de Jesus dos Santos Costa
Literatura e Poética da Criação Sonora Para Encenação: a Parábola os Cegos e o Elefante, o Surgimento do Espectador-criativo e do Neo-rapsodo (memórias e Reflexões) Marcello Amalfi
Materialidades e Superfícies Dançantes nos Rituais de Escrita Aline de Oliveira Bernardi e Diane Portella Oliveira de Assis
Matrizes e Vertentes do Teatro de Rua Brasileiro: Uma Possível Classificação Para Fins Didáticos Alexandre Falcão de Araújo
Memória em Disputa - Teatro e Perspectivas Lgbtqia+ João Guilherme Mello de Souza
Memórias e Trânsitos: Saias na Rua Alissan Maria da Silva
Mindfulness e os Atravessamentos na Pedagogia do Ator Maria Luiza Tavares Cavalcanti
Mulheres Atravessadas na Garganta Juçara Gaspar
Mulheres Brincantes: Mamulengueiras, Calungueiras, Mães, Pesquisadoras e o Que Mais Couber Barbara Duarte Benatti
Neurociências e o Comportamento Motor Dançado Bruno Cesar Burin Maracia
No Sonho do Zanni: Pensar Texto e Cena na Commedia Dell’arte ou na Neo Commedia Dell’arte, a Partir da Dramaturgia de Um Anônimo do Século Xvii Douglas Kodi
Not About Nightingales, de Tennessee Williams: Inferno e Sua Assustadora Atualidade Luis Marcio Arnaut de Toledo
O Altar de Pulú Cícero Félix de Sousa
O Corpo em Cena, o Corpo em Vida: Afetos Que o Teatro e a Performance Causam no Ser-artista Isabela Augusto Rosa e Ronaldo Záphas
O Corpo Negro em Fronteiras Porosas: Entre os Saberes das Danças e dos Cuidados Que Emergem no Caos Liana da Silva Cunha
O Direito de Existir Modos e Maneiras de Ser Através da Performance Luiz Naim Haddad
O Encantamento do Corpo no Processo Bpi (bailarino-pesquisador-intérprete) Mariana Dias Jorge
O Guarda-roupas de Candomblé: Ancestralidade, Devoção e Tradição Afro-brasileira Roberto Lima Santos
O Inventário no Corpo e o Encontro com a Colonialidade Nara Cálipo
O Lugar da Mulher na Suça: Perceptos e Afetos no Engendramento do Corpo Feminino nas Manifestações Tradicionais Liubliana Silva Moreira Siqueira
O Lugar do Antigo Mato Grosso na História do Teatro no Brasil nos Séculos Xix e Xx: Reconfigurando Operações da Historiografia Teatral Brasileira Para Integrar Sua Trajetória no Oeste do País. Fabricio Goulart Moser
O Processo de Mediação Teatral no Ambiente Virtual Mariana Venâncio Correia
O Projeto Timbá e a Cruzada das Artes no Estado do Tocantins: Reflexões Históricas Sobre o Teatro na Década de 1980 Adailson Costa dos Santos e Kenedy Sinomar Dias Fachini
O Que Estamos a Fazer com os Direitos Humanos? Thereza de Jesus Santos Junqueira
O Que o Movimento Sensível Move Maíra Leme de Andrade
O Que Revela o Diário – Cadernos de Criação de Mútuo Milena Pereira dos Santos
O Riso em Isolamento: Que Graça Tem? Vários Autores
O Ritual de Iniciação Feminina Tikuna Metamorfoseando a Vida de Uma Atriz-performer Vanessa Benites Bordin
O Teatro Capturado na Rede: a Nova Era da Internet e o Humor no Aplicativo Tiktok no Brasil Vitor de Souza Cassettari
O Teatro-jogo Como Método de Articulação Criativa do Conhecimento Victor Henrique Alves Rodrigues e Ana Cristina Martins Dias
O Vestido da Cigana: Práticas de Sustentabilidade Ambiental, Cultural e Econômica Regilan Deusamar Barbosa Pereira
O Véu e o Vento: Um Encontro Poético Entre a Dança do Ventre e a Dança Contemporânea no Ensino Remoto Emergencial Andréa Moraes e Mônica Fagundes Dantas
Onde Termina a Performance: Arte Dramatúrgica e Pandêmi(caos) Sócrates Roberto Fusinato
One Woman: Uma íntima Celebração em Tempos Emergentes Viviane Palandi
Os 10 Anos da Licenciatura em Dança do Ifb: Criação de Conteúdo Audiovisual em Redes Sociais Daiana Fernandes Ribeiro Gomes e Juliana Cunha Passos
Os Orixás em Cena: Reflexões Acerca dos Procedimentos Dramatúrgicos da Trilogia Teatral 3 Mulheres de Xangô, de Zora Seljan Priscila de Azevedo Souza Mesquita
Outros Relatos, Novas Histórias: o Processo Textual e Cênico Desenvolvido Por Grace Passô e Sua Relaçãocom as Questões de Gênero, Subalternidade e Negrura Osmar Vanio Fernandes e Alberto Ferreira da Rocha Junior
Paciente 0: dos Sofrimentos (artaudianos) às Máscaras (cruéis) Saulo Germano Sales Dallago
Paisagens Habitáveis Elisa de Almeida Rossin
Palhaças Subversivas - Comicidades Feministas Fernanda Dias de Freitas Pimenta
Palhaço Improvisador Itinerante: Um Estudo em Trânsito Thalita Maia Pereira Lino e Diego Elias Baffi
Palhaço Xamego: Imbricamentos Filosóficos Entre Gênero e Biopoder/biopotência Olívia Mara Rodrigues Melo e Alberto Ferreira da Rocha Junior
Para Além do Pesadelo: a Procura Por Uma Dramaturgia de Terror no Teatro Julia Kieling Lucas
Pedagogia das Artes Cênicas em Diálogo com a Cosmopercepção da Etnocenologia – Abordagens Afetiva, Espetacular, Metodológica e Um Pouquinho Mais Joselito Eduardo Matos Sampaio
Pedagogias da Dança: Práticas do Corpo Dançante e a Composição Coreográfica no Trabalho de Keith A. Thompson Maíra Simões Claudino dos Santos
Percursos Formativos Decoloniais em Artes da Cena no Extremo Sul da Bahia éder Rodrigues e Eloisa Domenici
Poéticas Criativas na Dança de Edson Claro Marcilio de Souza Vieira
Poéticas da Presença Como Resistência à Necropolítica Brasileira Stênio José Paulino Soares
Poéticas do Acesso à Cena: a Acessibilidade Poética Lucas de Almeida Pinheiro
Por Uma Cena Samba na Batida do Pandeiro e no Pinicado da Viola Lorena Fonte de Oliveira e Renata de Lima Silva
Por Uma Educação Performativa Jéssica Seina Egoshi e Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi
Pós-cena: a Temporalidade na Recepção da Performance Urbana Artivista Cegos, do Desvio Coletivo Christiane de Fátima Martins
Processos Operativos com Papel Kraft Alana Gomes Sprada
Quando a Sala de Casa Vira Sala de Ensaio e Estúdio Improvisado: Transposição do Conto as Moças Para Vídeo Elisa Martins Lucas
Recepção Teatral na Escola: Desafios da Formação de Espectadores em Tempos Pandêmicos Carolina Almeida Gomes
Reconhecimento de Artesãs do Vale do Jequitinhonha no Mascaramento Expandido de ô, Bença! Maria Beatriz e Maria Beatriz Braga Mendonça
Redes Internas: Ligações Contínuas Júlia Ferreira e Julia Ziviani Vitiello
Reflexões Sobre o Processo de Criação Atoral a Partir da Construção de Um Solo Baseado em Crime e Castigo de Dostoiésvki Liliane Lyon Rovaris
Relatos e Memórias de Elsa Wolf: Histórias de Uma Aerialista José Olegário dos Santos Neto
Rito de Passagem Sebastião de Sales Silva
Se Você Não For, Só Você Não Vai: o Retorno Pandêmico do Circo Real Xangay Livia Souza Mattos
Serafina: Criação em Dança no Método Bailarino-pesquisador-intérprete a Partir de Pesquisas de Campo com as Encantarias Larissa Turtelli e Graziela Rodrigues
Ser[e]ia: Ensaios Preliminares Sobre o Elemento Autoficcional na Teatralidade Contemporânea Ivan dos Santos Faria
Site Specifics, Espaços Heterogêneos e a Construção do Desempenho: Alguns Apontamentos Sobre o Trabalho do Ator em Espaços Alternativos e Ambientes Domésticos Amanda P. de Amorim Lima
Sobre Um Retrato Embaçado: a Atriz e Empresária Manuella Lucci (lisboa - 18? – Belém do Pará - 1899) Andrea Carvalho Stark
Teatro Invisível, Teatralidade e Performatividade: Demarcações Fluídas na Prática de Augusto Boal Francisco de Paulo Davila Junior
Teatro no Universo Digital e Uso de Ferramentas Para Encurtar Distâncias Frederick Magalhães Hunzicker
Teatro, Cordel e Afins no Ceará dos Anos 1970 Francisco Geraldo de Magela Lima Filho
Teatro, Educação e Sensibilidades Karine Ramaldes Vieira
Toda Pesquisa Performance é Uma Performance? a Perforcartografia Como Ação da Performance Thigresa Almeida
Tradição Popular em Cena no Contexto do Teatro do Real Juliana Ferreira Machado
Tradições Encenadas: Invenções e Investigações Ao Redor da Cultura Tropeira Ivan Bernardelli
Transcriação de Tradições: Africanidades, Amizades e Construção de Identidade Afrodescendente em Cenas de Poéticas Diaspóricas Luciano Mendes de Jesus
Transjardinagem: Performance Como Paisagem Radical Para Arquivo Vivo Trans Ian Guimarães Habib
Trinta: Percursos Dançantes da Gaya Dança Contemporânea Kenne Felipe Alves
Tudo Estava Por Fazer: a Instrumentalização da Arte na Construção do Ideal Progressista do Antigo Território Federal do Amapá Frederico de Carvalho Ferreira
Uma Cartografia em Dança Entre Calçadas Portuguesas: o Direito Aos Espaços da Cidade Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz
Uma Nova Vereda Se Abre: as Pesquisas de Campo em Dança do Brasil e em Segmentos Sociais Marginalizados Realizadas Pela Criadora do Método Bailarino-pesquisador-intérprete (bpi) de 1980 a 1986 Paula Caruso Teixeira e Graziela Estela Fonseca Rodrigues
Videoperformance Falagens: a Autoetnografia Como Propulsora de Fluxos Criadores Sadiana-luz Martins Frota e Gisela Reis Biancalana

:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.