Educação Física no Rio Grande do Norte

Ponto de Encontro dos Profissionais, Estudantes e Pesquisadores em Educação Física e Esportes no Rio Grande do Norte

Entrar no Grupo

Doutora do Programa de Fisioterapia da Ufrn Recebe Prêmio Capes de Tese em Educação Física



Cevnautas do Rio Grande do Norte,

    Boa notícia!? Laercio

... um novo debate na Comunidade Educação Física e Esporte

Para responder, entre em
http://cev.org.br/comunidade/ef-esporte/debate/doutora-programa-fisioterapia-ufrn-recebe-premio-capes-tese-educacao-fisica/

Doutora do Programa de Fisioterapia da Ufrn Recebe Prêmio Capes de Tese em Educação Física

Cevnautas,

A melhor tese premiada pela CAPES em 2014 na área de Educação Física é do programa da Fisioterapia. Laercio

Doutora pela UFSCar recebe Prêmio Capes de Tese na área de Educação Física
Dez232014

Catarina de Oliveira Sousa, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, foi premiada no último dia 10 de dezembro
 
A doutora Catarina de Oliveira Sousa, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), recebeu o Prêmio Capes de Tese na área de Educação Física, no dia 10 de dezembro de 2014, na sede da Capes em Brasília. A tese premiada foi "Avaliação Cinemática 3D e eletromiográfica durante a elevação do braço em portadores de osteoartrose acromioclavicular isolada e associada à disfunção do manguito rotador", sob orientação de Tania de Fátima Salvini e coorientação de Paula Rezende Camargo, ambas docentes do Departamento de Fisioterapia da UFSCar.
 
O objetivo desse estudo foi avaliar o movimento tridimensional do complexo do ombro e a ativação muscular envolvida na elevação do braço de indivíduos com osteoartrose acromioclavicular isolada e associada à disfunção de manguito rotador (grupo de músculos e seus tendões que age para estabilizar o ombro) comparado a um grupo controle. A articulação acromioclavicular (junção da clavícula com o acrômio) do ombro é um local muito comum de desenvolvimento de osteoartrite (degeneração das cartilagens acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas). A degeneração dessa articulação pode ser dolorosa e causar dificuldade para usar o ombro nas atividades da vida diária.
 
Catarina explica que a patologia na articulação acromioclavicular (AC) é uma causa de dor no ombro, sendo a degeneração da cartilagem associada aos movimentos complexos de torção na articulação AC, que ocorrem durante os movimentos do ombro, e fazem desta articulação um local comum para a osteoartrose. Ela conta que o diferencial do seu trabalho foi avaliar a cinemática do ombro em pessoas com o problema em questão. "Não existiam estudos que avaliaram a cinemática do ombro em indivíduos com osteoartrose acromioclavicular (OAC) isolada, ou a OAC associada à disfunção de manguito rotador (DMR), sendo necessários estudos para caracterizar as anormalidades na cinemática do ombro nessa população, a fim de construir uma base de conhecimento para a avaliação e tratamento da OAC com ou sem associaç& atilde;o com a DMR".
 
Catarina concluiu o doutorado no ano passado e pretende continuar pesquisando nessa área de avaliação e tratamento fisioterapêutico nas disfunções do complexo do ombro. "O objetivo é determinar as melhores estratégias de reabilitação para minimizar as diferenças no movimento, na dor e na incapacidade de indivíduos com disfunções no complexo do ombro". Desde janeiro de 2014 Catarina é docente efetiva na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e, atualmente, também é docente do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFRN.
 
O Prêmio Capes de Tese é concedido anualmente às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação. "Um grande reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela nossa equipe, o que motiva ainda mais a contribuir para o avanço da nossa área de pesquisa", finaliza Catarina.

FONTE: http://www.segs.com.br/educacao/sobre-educacao/categ-educacao/23909-doutora-pela-ufscar-recebe-premio-capes-de-tese-na-area-de-educacao-fisica.html

As teses premiadas em 2014:

http://www.capes.gov.br/component/content/article/87-premio-capes-de-tese/edicoes-anteriores/7233-teses-premiadas-em-2014

 

Visite: Educação Física e Esporte - Centro Esportivo Virtual
http://cev.org.br/comunidade/ef-esporte/

Comentários

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade. Clique aqui para entrar.


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.