Educação Física no Piauí

Ponto de Encontro dos Profissionais, Estudantes e Pesquisadores em Educação Física e Esportes no Piauí

Entrar no Grupo

Piauí Tem os Adolescentes Mais Sedentários do Brasil, Aponta Pesquisa do Ibge



Cevnautas do Paiaui,

A matéria traz uma comparação entre os estados. Laércio

Piauí tem os adolescentes mais sedentários do Brasil, aponta pesquisa do IBGE
Apenas 25,8% dos estudantes do Piauí declararam ter feito 300 minutos ou mais de atividade física acumulada no período de sete dias.

27/08/2016 15:43h - Atualizado em 27/08/2016 16:42h
 
Dados divulgados na última sexta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam que 34,4% dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental eram ativos ou acumularam 300 minutos ou mais de atividade física nos últimos sete dias antes de responderem à Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE).

O levantamento foi feito pelo IBGE a partir de convênio celebrado com o Ministério da Saúde, e contou com o apoio do Ministério da Educação.

Neste item da pesquisa, o Piauí ficou na pior colocação entre todas as unidades da Federação, com apenas 25,8% dos estudantes tendo declarado que fizeram 300 minutos ou mais de atividade física acumulada no período de sete dias.

O Distrito Federal, por seu turno, apresentou o melhor resultado, com 40% dos adolescentes considerados ativos. Em seguida, com melhores resultados no ranking aparecem os Estados de Mato Grosso do Sul (39,6%), Paraná (38,5%), Minas Gerais (38,0%), Tocantins (38,0%) e Amazonas (37,6%).

A maioria dos adolescentes entrevistados, 60,8%, foi classificada como insuficientemente ativa, e 4,8% como inativa. Houve importante diferença no indicador na classificação por sexo. Enquanto quase 44% dos meninos informaram praticar 300 minutos ou mais de atividade física semanal, para as meninas esse percentual foi pouco superior a 25%.

As Regiões Centro-Oeste (37,9%) e Nordeste (29,6%) exibiram os valores extremos da variação regional de estudantes classificados como ativos. Quando considerados somente os municípios das Capitais brasileiros, Curitiba (41,4%), Vitória (40,0%), Campo Grande (39,9%), Florianópolis (39,4%) estão entre as capitais com os maiores valores para o indicador citado...

...continue lendo:  http://www.portalodia.com/noticias/brasil/piaui-tem-os-adolescentes-mais-sedentarios-do-brasil,-aponta-pesquisa-do-ibge-280920.html

Comentários

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade. Clique aqui para entrar.


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.