Nutrição em Educação Física e Esportes

Ponto de Encontro dos Profissionais, Estudantes e Pesquisadores

Entrar no Grupo

Nutrição e Rendimento



Não tenho dúvida que a nutrição aliada a prática de esportes, a educação física, muda completamente o rendimento da pessoa, no caso, atleta. A falta ou excesso de certos nutrientes, podem causar uma diminuição no rendimento diante de um treinamento planejado. O consumo excessivo de alimentos gordurosos, com alto valor energético são exemplos de situações que pioram muito a eficiência do atleta durante seu treino. Já o consumo de alimentos com alto valor nutritivo, saudáveis, faz com que a pessoa se sinta melhor, mais disposta a prática de atividades físicas e com todos nutrientes necessários para sua recuperação pós exercícios. Como consequência um corpo mais adepto a uma vida mais saudável e com uma estimativa maior de vida, diante seus hábitos. 

Comentários

Por Lucas Coelho Clemente Cardoso
em 15-06-2016, às 19h15.

A nutrição pode ser mais importante para o atleta em determinados aspectos de desenvolvimento físico aliado há treinos moderados, do que há treinos intensos sem uma nutrição adequada, ela é variável de acordo com o peso do individuo, da altura e do índice de massa e gordura corporal, e de acordo com o nível de rendimento de um determinado esforço fisiológico .  Na nutrição para o atleta de musculação é fundamental o consumo de alimentos ricos em carboidratos como barras energéticas ou fruta antes do treino para dar energia e evitar o desgaste muscular para a obtenção de energia. Além disso, dependendo do atleta e da intensidade do treino pode inclusive ser necessário fazer uma bebida desportiva com carboidratos durante o treinamento. Após o treino é importante consumir alimentos com proteínas e carboidratos como leite com chocolate ou vitamina de frutas para repor o glicogênio muscular que foi gasto durante o treino, alterando assim o rendimento do usuário .A nutrição pode ser mais importante para o atleta em determinados aspectos de desenvolvimento físico aliado há treinos moderados, do que há treinos intensos sem uma nutrição adequada, ela é variável de acordo com o peso do individuo, da altura e do índice de massa e gordura corporal, e de acordo com o nível de rendimento de um determinado esforço fisiológico .  Na nutrição para o atleta de musculação é fundamental o consumo de alimentos ricos em carboidratos como barras energéticas ou fruta antes do treino para dar energia e evitar o desgaste muscular para a obtenção de energia. Além disso, dependendo do atleta e da intensidade do treino pode inclusive ser necessário fazer uma bebida desportiva com carboidratos durante o treinamento. Após o treino é importante consumir alimentos com proteínas e carboidratos como leite com chocolate ou vitamina de frutas para repor o glicogênio muscular que foi gasto durante o treino, alterando assim o rendimento do usuário .

Por Júlia Batalha Gomes Costa
em 26-06-2016, às 21h08.

O corpo do atleta precisa gerar a energia adequada para os treinos e competições, e uma boa alimentação é essencial para manter e melhorar seu rendimento. O uso de uma má alimentação, pode acarretar além de lesões, algumas doenças que podem afetar o desempenho do atleta que farão seu rendimento cair. Por isso, para o bom desempenho do atleta é imprensindivel que sua alimentação seja regulada.  

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade. Clique aqui para entrar.


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.