Idoso

Idosos, Atividade Física e Envelhecimento

Entrar no Grupo

Publicação Artigo: Relação da Força Explosiva e Potência Muscular com a Capacidade Funcional no Processo de Envelhecimento



Novo artigo publicado com a Co-autoria da Coordenadora Geral do Senior Fit, traz a relação da força muscular e o processo de envelhecimento.

O declinio na forca explosiva e potencia muscular de membros inferiores (MMII) tem sido relacionado ao prejuizo funcional de idoso; entretanto, a influencia do envelhecimento nestas variaveis, considerando os movimentos multiarticulares, nao tem sido bem documentada. Objetivos: 1) comparar a forca explosiva e a potencia muscular de MMII de mulheres entre 50 e 79 anos em relacao aos valores de referencia aos 18 anos; e 2) associar essas variaveis com a capacidade funcional. Metodos: Foram avaliadas 227 mulheres nao sedentarias, subdivididas nos grupos 50-59, 60-69 e 70-79 anos de idade. Como forca explosiva foi considerada a impulsao vertical sem auxilio dos bracos (FE) e como capacidade funcional a velocidade normal de andar (VEL), o tempopara levantar da cadeira (CAD) e o equilibrio estatico (EQ). A potencia muscular (POT) foi estimada pela altura obtida no salto vertical. O valor correspondente aos 18 anos foi considerado como referencia. Resultados: Foram observados menores valores (p < 0,05) em FE e POT nos tres grupos de idade comparados aos 18 anos, sendo tais variaveis ainda menores no grupo 70-79 anos (p < 0,05). Somente o grupo 70-79 anos apresentou menor valor (p < 0,05) em VEL e EQ. A alteracao em FE comparada a POT foi significativamente maior em todos os grupos (p< 0,05). A excecao da variavel CAD nos grupos de 50-59 e 70-79 anos, a FE apresentou maior associacao com a capacidade funcional do que a POT. Conclusao: FE e POT apresentaram menor valor quando comparadas aogrupo de 18 anos; entretanto, a POT nao se altera em funcao da faixa etaria. Contudo, a FE apresentou maior associacao com a capacidade funcional.

http://www.seniorfit.com.br/seniorfit/pt-br/content/rela%C3%A7%C3%A3o-da-for%C3%A7-explosiva-e-pot%C3%AAncia-muscular-com-capacidade-funcional-no-processo-de-enve-0

Comentários

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade. Clique aqui para entrar.


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.