Idoso

Idosos, Atividade Física e Envelhecimento

Entrar no Grupo

Geriatria e Educação Física



Pessoal, esse tipo de artigo de divulgação pode dar um bom hipertexto. Quem encara? Laercio

A EDUCAÇÃO FÍSICA EM GERIATRIA

Etimologicamente o termo “geriatria "significa tratamento da velhice, o que tem dado lugar a objecções dos que dizem que velhice não tem tratamento nem cura.
Não sejamos, porém, tão categóricos, pois muito de que ostenta o quadro senil pode ser reversível; enquanto que, por outro lado, se consegue também evitar que as afecções degenerativas da senescência atinjam o grau e profundidade dos estados patológicos irremediáveis.
Assim como a medicina preventiva, a Educação Física do Homem pode subtraí-lo a processos patológicos futuros.

Podemos afirmar que o indivíduo sedentário está tão predisposto a contrair graves transtornos orgânicos e funcionais na senilidade, como o que nunca se vacinou se arrisca a ser vitimado por qualquer doença infecto-contagiosa.
Facto, o comportamento sanitário dos idosos difere de tal forma consoante o seu passado foi inactivo ou dinâmico, que quase se diria tratar-se de seres que não pertençam à mesma espécie...
A educação física geriátrica esbarra, por isso, com dificuldades nos primeiros que nos outros não encontra.
Isto não significa que tenhamos que usar métodos diversos para um e outro caso. Tão-somente que se aceite e compreenda o escasso rendimento e lenta evolução nuns casos, em contraste com os outros.
Mas o facto impõe-nos urna conduta especial — que na prática é, todavia, muito difícil de pôr em execução de estabelecer agrupamentos homogéneos consoante as aptidões, reveladas espontaneamente ou mediante investigação, para as sessões de ginástica.
O princípio é, sobretudo, válido, — diremos mesmo que indispensável — em relação aos dois sexos.

A flexibilidade articular e consequente capacidade motora, é muito maior na mulher idosa do que no homem, em condições de igualdade quanto a um passado sedentário.
Impõe-se que os separemos para efeitos de ginástica, ainda que subordinados aos mesmos esquemas, a que irão reagir, em progresso e evolução, de forma bem diversa, como seria de esperar e é, aliás bem notório.

A educação física geriátrica compreende ginástica, Exercícios Desportivos e actividades Recreativas Dinâmicas.

Publicada por PAULO JORGE DE SOUSA BATISTA  http://ginasiocanassenhorim.blogspot.com/2010/01/educacao-fisica-em-geriatria.html

Comentários

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade. Clique aqui para entrar.


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.