Futsal

Ponto de Encontro dos Profissionais, Estudantes e Pesquisadores

Entrar no Grupo

Adaptação das Dimensões da Quadra e de Componentes do Jogo Ao Longo das Categorias



 Sabe-se que durante a formação do futebolista deve-se adequar as exigências dos treinos e das competições de acordo com suas características de crescimento, desenvolvimento e maturação biológica (MALINA et al., 2004). No entanto, é comum observarmos um desrespeito a este conceito, submetendo os jovens praticantes (crianças de 5 a 13 anos) a treinos e a competições nos moldes dos adultos, ou seja, levando uma criança a ter de gerir o espaço da quadra, o tamanho das traves e da bola semelhante ao do adulto. Devido a isso, podemos questionar: será que a criança estará sendo mais estimulada em quadras de medidas para adultos (40mx20m) além de traves e bolas de tamanhos “normais”, ou em quadras de 30x16 e com medidas das traves e da bola, diminuídos? 

Comentários

Por Guilherme Martins de Paula
em 02-02-2016, às 10h23.

Crianças na idade entre 5 e 13 anos não devem usar a quadra, bola e trave no tamanho normal, para os adultos, pois tudo deve começar do mais fácil e depois pro difícil, se uma criança entrar no esporte com as condições de jogo de um adulto ela vai queimar várias etapas de aprendizado e pode até não se interessar pelo esporte futuramente.

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade. Clique aqui para entrar.


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.