Biomecânica
Informações sobre publicações, eventos e interface com as sociedades científicas da área
Por Douglas Rosa de Souza Silva
em 08-03-2013, às 07h37.
3 comentários. Deixe o seu.
Biomecânica Ocupacional
Através da Biomecânica Ocupacional, a ergonomia tenta criar uma postura correta ao ser humano, sendo que não existe tal postura correta, apenas um modelo de postura saudável que proporcione ao ser humano um equilíbrio muscular e esquelético! Porém deve-se entender que ergonomia é diferente de cadeirologia, sendo que a cadeirologia apenas mostra uma determinada postura estereotipada, sendo que ela deveria ser algo individualista, pois deve-se adequar a necessidade de cada pessoa, apenas é um modelo reducionista do ser humano.
Comentários
Por Laryssa Fernandes Silva
em 19-11-2014, às 19h46.
A ergonomia é uma ciencia muito pouco explorada, sendo que seu benefício é de suma importancia para a qualidade de vida do cidadão e do profissinal na sua área de trabalho. Necessita-se de mais pesquisas na área para melhor desenvolvmento de estrategias empresariais.
Por Esther Carolina Mendes Rezende
em 28-03-2015, às 21h53.
Segundo Itiro Iida “Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem.”. Durante uma jornada de trabalho, o trabalhador pode assumir centenas de posturas diferentes. Em cada postura, um diferente conjunto de músculos é acionado. Uma das maiores dificuldades em analisar e corrigir más posturas no trabalho está na identificação e registro das mesmas. Muitas pessoas desconhecem as consequência de se trabalhar numa mesa ergonomicamente incorreta, desorganizada e com maus hábitos posturais. Isto pode refletir em má concentração, má produtividade, alterações da saúde física e mental.
Embora seja esteriotipada e cada humano possua um modelo reducionista, de uma maneira geral, uma postura correta possui "regras", visto que a base do corpo humano é parecida, apenas diferem as antropometrias e morfologias.
Por Thayane da Silva Campideli
em 29-03-2015, às 21h32.
A palavra “ergonomia” vem de duas palavras gregas: “ergon”, que significa trabalho, e “nomos”, que significa leis. A Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO) define ergonomia (ou Fatores Humanos) como “uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema”. A Ergonomia pode ser aplicada em todos os setores ( industrial , escolar, hospitalar, hospitais, etc.) e contribui para a saúde do trabalhador. Um bom trabalho Ergonométrico em uma empresa ajuda a previnir diversas lesões
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade. Clique aqui para entrar.