ANPPEF - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação Física
Ponto de encontro de sócios e simpatizantes da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação Física
Por Laercio Elias Pereira
em 26-09-2011, às 09h00.
3 comentários. Deixe o seu.
Dissertaçõs da Nutrição Pegando Carona na Educação Física? Ufpel.
Cevnautas,
É sempre importante divulgar defesas de dissertações dos prgramas de PG em Educação Física.
Parece estranho que essas defesas de nutrição estejam no programa de Educação Física. Será que não entendi o conceito de transdiciplinariedade? Ou seria de multidisciplinariedade? Vamos debater essas defesas da UFPEL?
01/09/2011 Quinta-Feira, 14:00h – Cezar Barbosa Santolin
“O nascimento da obesidade: um estudo genealógico do discurso patologizante”
Banca: Prof. Dr. Luiz Carlos Rigo (orientador)
Profa. Dra. Mariângela da Rosa Afonso
Profa. Dra. Eliane Ribeiro Pardo
09/09/2011 Sexta-Feira, 14:00h – Cynthia Munhoz dos Anjos Leal
“Conhecimento em Nutrição de Merendeiras das Escolas do Ensino Infantil e Fundamental da Rede Pública da Cidade de Pelotas/RS”
Banca: Profa. Dra. Marilda Borges Neutzling (orientadora)
Prof. Dr. Airton José Rombaldi
Prof. Dr. Marlos Rodrigues Domingues
Profa. Dra. Maria de Fátima Alves Vieira (Faculdade de Nutrição – UFPel)
Fonte: http://esef.ufpel.edu.br/ppgef/
Comentários
Por Pedro Rodrigues Curi Hallal
em 26-09-2011, às 11h35.
Olá Laércio
Ambos os trabalhos abordam o movimento humano e são diretamente relacionados com: (a) a Educação Física na escola, no estudo da merendeiras; (b) com a promoção da atividade, no estudo sobre obesidade. Fica difícil justificar um posicionamento apenas após leitura do título de um trabalho.
Um abraço, Pedro
Por Cezar Barbosa Santolin
em 29-05-2012, às 20h45.
Caro Laércio Pereira,
Por acaso, deparei-me com seu comentário e me vi diante de uma tarefa inesperada: defender novamente minha dissertação. Dessa vez, entretanto, parece-me que terei que defender também meu orientador, co-orientadora, demais membros da banca e todos os professores do PPG da ESEF/UFPEL.
Em primeiro lugar, minha dissertação não tem nenhuma relação com nutrição. O trabalho teve por objetivo investigar a emergência histórica dos discursos que afirmam que a obesidade é uma doença – tão comuns na nossa área, principalmente na linha de Atividade física e Saúde. O senhor saberia disto e entenderia a relevância para a área caso tivesse lido o trabalho completo, ao invés de ter lido somente o título, arriscando-se a cometer equívocos e passar por situações constrangedoras.
Meu trabalho não "pegou carona" na Educação Física: vários doutores do PPG da ESEF/UFPEL – tão qualificados, capacitados e experientes quanto o senhor - consideraram o trabalho relevante para a área. Assim, deve-se respeitar a capacidade de julgamento e, principalmente, a autonomia dos pares – sobretudo quando se pretende emitir um parecer público.
Ao invés do debate proposto, sugiro um outro: o corporativismo feudalista-acadêmico que pretende se outorgar o direito de enunciar fronteiras identitárias e disciplinares do que é e o que não é Educação Física, simplesmente, para resguardar uma posição estratégica de saber-poder na área. Talvez este debate – mais atual – atraia mais interessados.
Até mais.
Cezar Barbosa Santolin.
Por Laercio Elias Pereira
em 29-05-2012, às 22h43.
Caro Cezar,
A idéia não era essa. Ficou péssimo, mesmo, DESCULPE.. Atirei na turma da Educação Física por não tratar do assunto importante e acabei atingindo quem está fazendo o trabalho que deve ser feito. Novamente, queira desculpar. Laercio
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade. Clique aqui para entrar.