Vergonhabrasil: Controvérsias Midiatizadas no Twitter Durante e Após o Jogo Brasil 1 X 7 Alemanha
Por: Carlos D Andréa.Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação - v.39 - n.3 - 2016
Resumo
O trabalho discute a emergência de redes de retweets (RTs) no Twitter na semifinal entre Brasil e Alemanha na Copa do Mundo FIFA 2014. O objetivo é analisar as principais redes de retweets em torno da hashtag #vergonhabrasil durante e após a partida, visando identificar a diversidade de questões levantadas pelos tweets mais retuitados e em que medida as redes agenciadas por essa hashtag alavancaram um fórum híbrido temporário. À luz da Teoria Ator-Rede, consideramos esse megaevento esportivo como um projeto controverso e identificamos que a derrota da Seleção Brasileira (1 x 7) desencadeou uma subcontrovérsia nas redes sociais online, alavancando debates que resignificaram discussões relativas à política partidária e identidade nacional. Levando em conta a hibridização das controvérsias com os ambientes midiáticos em que elas se efetivam, produzimos visualizações das principais redes de um dataset com 37.029 retweets e discutimos em termos qualitativos como as associações entre perfis se modificaram ao longo de cinco horas de debate.
Endereço: http://portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercom/article/view/2560
Tags: Copa do Mundo, Twitter