Validação de Tecnologia Educacional Para Implementar Um Programa Comunitário na Saúde Pública

Por: Camila Tomicki, Cezar Grontowski Ribeiro, e .

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.25 - n.1 - 2020

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Resumo

O objetivo do estudo foi validar o treinamento on-line para implementar o Programa Vida Ativa Melhorando a Saúde “VAMOS”, versão 3.0, na Atenção Primária à Saúde. Participaram 48 profissionais (especialistas = 22; profissionais da saúde = 26) que utilizaram o Suitability Assessment of Materials – SAM para avaliar a adequação do material e o System Usability Scale – SUS para a usabilidade do treinamento. As análises incluíram o Índice de Validade de Conteúdo (IVC ≥ 0,75) e Coeficiente Kappa (k = ≥ 0,61). A adequação do material (SAM = 92,92 ± 4,60; 95,59 ± 4,59) e a usabilidade (SUS = 96,14 ± 5,83; 97,40 ± 3,24) apresentaram escores gerais altos para os dois grupos de avaliadores. O IVC (> 0,80) e a consistência interna (k = 0,60 a 0,77) mostraram percentuais de concordância entre 70 e 84%. Assim, o treinamento on-line foi validado para capacitar profissionais da saúde para implementação do Programa VAMOS. 

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