Um Robô Está Consciente, Posso Desligá-lo? Quais São as Implicações Morais?

Por: .

Blog do Fernando Giannini - 2021

Send to Kindle


Resumo

No episódio "Star Trek: The Next Generation", "The Measure of a Man", Data, um membro da tripulação andróide da Enterprise, deve ser desmontado para fins de pesquisa, a menos que o Capitão Picard possa argumentar que Data merece os mesmos direitos que um ser humano. Naturalmente surge a pergunta: quais são as bases sobre os direitos? O que confere posição moral a uma entidade?

O filósofo Peter Singer argumenta que criaturas que podem sentir dor ou sofrer têm direito a uma posição moral. Ele argumenta que os animais não humanos têm posição moral, uma vez que podem sentir dor e sofrer. Limitá-lo às pessoas seria uma forma de especismo, algo semelhante ao racismo e sexismo.

Sem endossar a linha de raciocínio de Singer, podemos nos perguntar se ela pode ser estendida ainda mais a um robô andróide como Data. Isso exigiria que Data pudesse sentir dor ou sofrer. E como você responde a isso depende de como você entende a consciência e a inteligência.
 
 

Endereço: https://www.fernandogiannini.com.br/post/um-rob%C3%B4-est%C3%A1-consciente-posso-deslig%C3%A1-lo-quais-s%C3%A3o-as-implica%C3%A7%C3%B5es-morais

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.