Tematizando os Jogos Cooperativos na Educação Física Escolar

Por: Anibal Correia Brito Neto, Carliane Cardoso dos Reis, Pablo Rafael Coelho Ribeiro, Rosa Maria Rayol Reis e Sarah Jully Sousa da Mota.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO 

Esta experiência pedagógica integra as ações de um curso de graduação em Licenciatura em Educação Física. Aborda o eixo formativo destinado aos conhecimentos clássicos da área, especificamente de uma disciplina voltada aos fundamentos e métodos do jogo. A singularidade dessa dimensão curricular está no seu caráter aplicado, como medida que visa assegurar a indissociabilidade entre teoria e prática. Nesse sentido, as teorias do jogo são apreendidas com o propósito de instrumentalizar o ensino deste conteúdo nos distintos ambientes educacionais. Como requisito avaliativo da disciplina, propôs-se aos acadêmicos o desenvolvimento de uma sequência didática que tematizasse determinada modalidade de jogo. A opção relatada neste trabalho se configura em função de analisar o nível de aceitação e envolvimento de alunos do 1º ano do ensino fundamental em vivências com jogos cooperativos.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.