Síndrome do Impacto no Ombro em Atleta de Triatlo: Relato de Caso

Por: Antonio Celso Faria Bueno, Elisabete da Silva Santos Bandeira, Jamille Santos de Almeida, Júlio César Rodrigues e Themis Moura Cardinot.

Coleção Pesquisa em Educação Física - v.20 - n.1 - 2021

Send to Kindle


Resumo

O triatlo é uma modalidade esportiva que combina provas de natação, ciclismo e corrida. A exigência por obtenção de altos níveis de rendimento atlético impõe aos triatletas de elite um grande volume de treinamento. A maior parte das lesões musculoesqueléticas de triatletas está associada ao overtraining. A corrida e o ciclismo são as modalidades responsáveis pela maioria das lesões no triatlo e apenas de 5% a 10% das lesões são atribuídas à natação, sendo o ombro a articulação mais afetada. O impacto da tuberosidade maior do úmero contra o acrômio causa lesão dos tecidos periarticulares, gerando um quadro de dor no ombro. Muitos estudos apontam o tipo acromial na patogênese da síndrome do impacto no ombro. O objetivo deste relato de caso foi avaliar o tipo acromial de um triatleta e investigar uma possível correlação com o seu quadro álgico do ombro. A casuística foi composta por um triatleta do sexo masculino, brasileiro, 27 anos e com 10 anos de vida esportiva. O triatleta apresentava queixa de dor na articulação do ombro esquerdo. O voluntário foi submetido à avaliação radiográfica bilateral do ombro. Para visualizar o formato do acrômio, a incidência radiográfica utilizada foi a perfil de escápula. O tipo acromial foi classificado por três observadores de acordo com o método de Bigliani refinado por Epstein. Foi encontrado para o ombro direito tipo acromial II e para o esquerdo, tipo acromial III. O sintoma pode estar relacionado ao tipo acromial encontrado e a um possível diagnóstico de síndrome do impacto.

Endereço: https://www.fontouraeditora.com.br/periodico/home/viewArticle/1559

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.