Semana Olímpica em Uma Escola Pierre de Coubertin: Vivenciando na Prática os Valores Olímpicos

Por: Bruno Felipe Assoni Faleiro, Edenir Serafini, Indiana Paula Bagnara, Isadora Marmentini, , Kelly Centenaro Giacomel, Larissa Tressi, Pedro Henrique Baidek, Rodrigo Krempaski Ribeiro, Stefany Krebs e Vanderlei Ramos de Oliveira Junior.

Anais do Fórum de Estudos Olímpicos 2021 e III Simpósio Latino-americano Pierre de Coubertin.

Send to Kindle


Resumo

A Educação Olímpica (EO), idealizada e consolidada na atualidade, caracteriza-se por um conjunto de atividades pedagógicas e de caráter multidisciplinar e transversal, tendo como eixo integrador os Valores Olímpicos (VO): Respeito, Amizade e Excelência. Com o objetivo de promover o Olimpismo, a EO e os VO, o Grupo de Estudos em Educação Olímpica (GEPEF/EO), professores de Educação Física da Escola de Educação Básica e do Curso de Educação Física da URI Erechim desenvolveram a Semana Olímpica (SO) de 21 a 25 de junho de 2021. Os benefícios como atividade física, educação e inclusão social, foram abordados durante as atividades. A SO oportunizou vivências de VO para a vida. Várias ações foram desenvolvidas com as Séries Iniciais, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Foram propostas atividades recreativas, circuitos de habilidades motoras, carrinho de lomba, ginástica artística, basquete em cadeiras de rodas e a criação de frases olímpicas, por parte dos estudantes, que buscaram colocar em prática a essência dos VO. Também foram realizados diversos momentos de explanação sobre o Olimpismo, onde os estudantes tiveram a oportunidade de trocar experiências, entoar o Hino Nacional, realizar o Juramento Olímpico e vivenciar um pouco desse amor e respeito pela Nação. A Escola durante a SO, vive com maior intensidade os VO devido às grandes ações desenvolvidas. Essas vivências proporcionaram uma interação maior com o âmbito escolar, que estava escassa, devido a pandemia da COVID-19. Por meio da abordagem utilizada, os estudantes praticaram em todas as atividades os VO, diferente do que estavam habituados a fazer no ensino remoto, como ocorreu nos últimos meses. A SO proporcionou uma experiência única e diferente, engajando estudantes e professores na busca de praticar os VO não só na escola, mas na sociedade como um todo. 

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.