Revisitando o Sentido Fundador da História em Face ?s Ciências Sociais: Uma Verificação Empírica da Popularização do Esporte em 36 Países de Cinco Continentes

Por: e .

VIII Congresso Brasileiro de História da Educação Física, Esporte, Lazer e Dança - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

Este estudo tem por objetivo revisar o significado fundador da história do esporte em face às interpretações de ciências sociais no tema da popularização do esporte em perspectiva mundial. A investigação internacional de DaCosta & Miragaya (2002) sobre o Esporte para Todos com 36 países de cinco continentes, forneceu os dados empíricos para a presente revisão. O método comparativo foi usado neste estudo de acordo com um roteiro padrão (framework) seguido pelos 87 autores da pesquisa original e Banco de Dados. As ciências de gestão, antropologia e sociologia foram focalizadas post hoc como resultado do levantamento histórico em termos de continentes e considerando-se o esporte para lazer, saúde e maior acesso às práticas competitivas. Em conclusão, uma continuidade histórica emergiu do significado cultural do esporte em qualquer de suas versões; a gestão do Esporte para Todos tem sido tipicamente um processo de redescobertas desta atividade pelas instituições; e a abordagem sociológica do esporte popular revelou a participação como resultado de peculiaridades culturais e locais tanto quanto um fato de natureza econômica.

Endereço: http://cev.org.br/eventos/viii-congresso-brasileiro-historia-da-educacao-fisica-esporte-lazer-danca

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.