Repercussões dos Discursos dos Docentes em Um Currículo de Licenciatura em Educação Física
Por: Cláudia Aleixo Alves e Zenólia Christina Campos Figueiredo.Resumo
Propõe investigar a repercussão dos discursos de professores acerca do debate epistemológico da Educação Física em um currículo de licenciatura, tomando como base, a análise de documentos que auxiliaram a elaboração deste, além de entrevistas com professores que participaram da elaboração do Projeto Pedagógico de Curso. Utiliza como referencial teórico-metodológico os princípios da análise de discurso. Percebe-se que as divergências epistemológicas presentes no currículo são fruto das diferentes compreensões que os professores possuem acerca do que é a educação física, o seu conhecimento, sua especificidade no curso de licenciatura, seu campo de atuação profissional, reafirmando o entendimento do currículo como um documento permeado por disputas.
Endereço: http://revistas.ufg.br/fef/article/view/37208
Tags: Currículo, Educação Física, Epistemologia