Relações Que Envolvem Poder nas Manifestações Corporais de Dois Alunos com Deficiência Mental Matriculados no Ensino Fundamental: Estudo de Casos no Recreio Escolar.

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135 páginas. 2000 23/02/2000

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Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar as relações de poder expressas Pel .as manifestações corporais de dois alunos com deficiência mental nu itriculados no ensino fundamental, Caracteriza-se como sendo um estudo de caso, com abordagem microetnografica. Como, no recreio, existem práticas que disciplinam os corpos, que determinam suas ações, que reprimem vontades e produzem identidades e subjetividades, transita-se por conhecimentos que tratam das relações de poder, recreio escolar, práticas de normalidade e anormalidade, educação especial e deficiência mental. Num segundo momento, tratar-se-á da metodologia Para uma melhor aproximação do objeto de investigação, serão utilizadas duas técnicas: observações e fotografias. A partir de um estudo preliminar, definem-se três categorias de análise: regularidade, situação de agressividade e amizades. Por meio delas, fazem-se análises e discussões sobre os dois sujeitos investigados_ Apesar de toda urna série de práticas normalizadoras, produzidas pela escola e por seus colegas, os dois casos apresentam estratégias de desenvolvimento corporal diferenciadas, Um deles está em constante exploração do espaço, e o outro procura vivenciar mais intensamente os seus momentos, Tudo isso ocorre dentro de um cenário em que as manifestações corporais são reprimidas, incitadas, reforçadas e estimuladas. 

Endereço: http://www.lume.ufrgs.br/

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