Relação da Idade óssea com Antropometria e Aptidão Física em Jovens Praticantes de Voleibol

Por: Breno Guilherme de Araujo Tinoco Cabral, Michelle Vasconcelos de Oliveira Borges, Paulo Moreira Silva Dantas, Ricardo Dias de Andrade, Suzet de Araujo Tinoco Cabral e Vanessa Carla Monteiro Pinto.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.38 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O estudo teve como objetivo correlacionar a idade óssea, os componentes antropométricos e a aptidão física em 149 crianc¸as de 8 a 14 anos. Foram aferidos estatura, massa corporal, perímetros de brac¸o e de perna, perímetros de brac¸o e de perna corrigidos, diâmetros bicristailíaco e biacromial, dobras cutâneas tricipital e perna, teste motores de agilidade, velocidade de membros superiores e forc¸a explosiva de membros inferiores e superiores e o exame de raios X de mão e punho para verificar maturac¸ão. Nos resultados, encontramos correlac¸ão positiva entre a idade óssea e as demais variáveis, com excec¸ão das dobras cutâneas tricipital, de perna e teste de agilidade. Dessa forma, verificamos a influência da maturac¸ão sobre componentes antropométricos e motores. Assim, possibilitamos uma melhor forma de controle dos processos de detecc¸ão, selec¸ão e orientac¸ão esportiva.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/pt/relacao-da-idade-ossea-com/articulo/S0101328915001328/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.