Reflexões Sobre a Prática Como Componente Curricular do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão
Por: Meirecele Calíope Leitinho e Raffaelle Andressa dos Santos Araujo.Resumo
Neste estudo, analisamos a Prática como Componente Curricular (PCC) no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), compreendida no currículo como espaço de articulação das dimensões teórica- prática na formação profissional. Optamos pelo estudo de caso, utilizando como coleta de dados pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo com entrevistas e levantamento estruturado dos professores e alunos deste Curso. Os resultados apontaram que a PCC não está desenvolvida tal como proposto em seu Projeto Pedagógico. Conclusivamente, essas dificuldades envolvem processos formativos específicos para os sujeitos que desenvolvem a PCC na área de Educação Física.
Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2014v26n43p89
Tags: Currículo, Educação Física, Formação, Geppef, Licenciatura, Prática