Reflexões Sobre a Educação do Corpo Obeso no Contexto Midiático: Uma Análise do Reality Além do Peso da Rede Record de Televisão

Por: Lorena Nascimento Ferreira.

Educação Física e Saúde Coletiva: Cenários, Experiências e Artefatos Culturais.

Send to Kindle


Resumo

Hodiernamente, a obesidade2 é tema recorrente nos discursos midiáticos, programas televisivos, novelas e em reality shows como provedora dos malefícios que afetam a saúde da população e controlam, de alguma forma, as subjetividades, os costumes, prazeres e as práticas em prol de uma vida mais ativa e saudável. Em outras palavras, os anúncios ganham visibilidade por diferentes meios que produzem, genericamente, discursos discriminatórios, dicas e receitas para a meta do corpo perfeito e livre do excesso de peso. Neste sentido, as narrativas midiáticas, garantem ser “[...] possível deixar de ser o ‘gordo perdedor e infeliz’ para se tornar o ‘magro saudável e feliz’. As modificações corporais são consideradas possibilidades reais de se ‘libertar’ do estigma provocado pela grande quantidade de gordura no corpo”. (MATTOS, 2012, p.22)

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.