Reflexão Sobre o Planejamento em Educação Física em Uma Escola da Rede Estadual da Paraíba

Por: Cínthia Araújo Barbosa, Fernando José de Paula Cunha, José Gonçalo dos Santos Neto, Maria do Perpetuo Socorro Campos Fernandes, Melina Silva Alves e Miguel Ernesto Silva Filho.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo trata-se de um relato de experiência das atividades de planejamento desenvolvidas pelo PIBID EF da UFPB durante o ano letivo de 2019. Apresenta como objetivo descrever a contribuição do PIBID no processo de sistematização do Planejamento de Ensino da EF na Escola Estadual Profª Antônia Rangel de Farias. A base teórico-metodológica orientadora do projeto ancora-se na Pedagogia Histórico – Crítica (PHC) e na Abordagem Crítico – Superadora (ACS), ambas apresentam como necessidade a socialização do conhecimento científico no processo de escolarização. As reflexões acerca do planejamento das aulas de EF demonstraram a importância do envolvimento de professores e estudantes neste processo. É preciso planejar para que os conteúdos e a metodologia aplicada nas aulas de EF apresentem-se como uma ponte que leve os alunos a desenvolver a totalidade de suas capacidades.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.