Proposta Alternativa à Contabilização dos Direitos Desportivos dos Jogadores de Futebol Provenientes da Formação e Seu Impacto nos Principais Indicadores Financeiros

Por: João Pedro Alves Moreira.

61 páginas. 2022 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Na presente dissertação aborda-se a temática contabilística dos ativos gerados internamente, procurando incidir concretamente nos direitos desportivos dos jogadores de futebol provenientes da formação. Os direitos desportivos dos jogadores de futebol são considerados, em regra, ativos intangíveis, no entanto, no caso de jogadores que são provenientes da formação, o mesmo já não é aplicável. Assim sendo, um dos objetivos do presente trabalho baseia-se na mensuração do impacto nas demonstrações financeiras, de tal ausência dos direitos desportivos destes jogadores, para daí analisar a variação das rubricas de balanço e também dos indicadores financeiros. É adotada uma metodologia quantitativa e a recolha de dados assenta essencialmente na consulta de duas plataformas: Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD. e Transfermarkt. Os resultados obtidos na elaboração do trabalho foram tanto surpreendentes quanto elucidativos face à importância da temática em questão. Isto porque, fruto do não reconhecimento de tais direitos desportivos, comprovou-se a falta de evidência de milhões de Euros nas demonstrações financeiras da Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, o que induz uma subvalorização da sociedade, ainda que esta não seja intencional. Para além disso, tal impacto é ainda mais relevante face à debilitada situação financeira da SAD, que ao apresentar capitais próprios negativos se encontra em situação de falência técnica. Para além de tudo isto, e visto que a política desportiva, não só do FCP mas como a nível nacional, tem sido a aposta na formação dos jogadores, com grandes investimentos em centros de formação e foco no desenvolvimento de jovens jogadores, estamos em crer que o normativo contabilístico vigente apresentará um obstáculo à apresentação de uma imagem verdadeira e apropriada de tais sociedades. Isto posto, pretende-se com o presente trabalho captar a atenção dos principais agentes e interessados para a importância desta temática. 

Ver Arquivo (PDF)

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.