Proposição e Avaliação de Um Método Baseado em Projeção de Luz Para Reconstrução e Análise da Superfície do Tronco Durante a Respiração

Por: Angélica Lodovico.

2011 24/02/2011

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho teve como objetivo propor e avaliar um método baseado em projeção de luz para reconstrução e análise da superfície do tronco durante a respiração. O método consistiu em: projetar uma malha de marcas circulares sobre a superfície anterior e posterior do tronco; registrar as superfícies do tronco através de quatro câmeras de vídeo durante a respiração; segmentar as imagens e rastrear as marcas projetadas através de técnicas de pré-processamento de imagens, operações morfológicas e algoritmos de detecção; estabelecer uma correspondência entre as marcas nas seqüências de imagens registradas pelas câmeras; reconstruir as coordenadas 3D das marcas; reconstruir a superfície do tronco a partir da nuvem de pontos desordenada usando o método QHULL. Medidas de variação de volume e perímetro do tronco ao longo do ciclo respiratório e mapas de contorno foram usados para analisar a superfície reconstruída. A acurácia da medida de volume foi avaliada através da comparação entre a medida de volume de um manequim de tronco masculino obtida por imersão e através da metodologia proposta. Um exemplo de aplicação da análise foi realizado com dois sujeitos com formas e tamanhos de tronco distintos, um do sexo feminino com escoliose idiopática severa e um do sexo masculino sem deformações na coluna vertebral. A variação do volume do tronco foi comparada com a variação do volume de ar trocado durante o ciclo respiratório medido através da espirometria. O método foi capaz de reconstruir com alto nível de detalhamento a superfície do tronco possibilitando a identificação de estruturas anatômica e a diferenciação da forma do tronco dura ate as fases do ciclo respiratório. A acurácia relativa na determinação do volume foi de 2,9%. A variação do volume do tronco durante a respiração apresentou um sinal coerente com o ciclo respiratório e apresentou altos valores de correlação (r=0.988) quando comparado com o volume de ar trocado. A análise da superfície através de mapas de contorno mostrou ser uma ferramenta promissora na identificação de deformações da superfície. Podemos concluir que a proposta do uso de um método baseado em de projeção de luz foi adequada para reconstrução e análise da superfície do tronco durante a respiração.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000790954&opt=1

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.