Projeto Reflexões Olímpicas

Por: Bruno Lupinacci Von Der Heyde, Carolina Fontoura Moreno, , Diego Bittencourt, Fernando Carbonell da Fontoura, Gabrielle Silveira Vieira, Juan Manuel Menendez Pacheco, Laura Matte Doering, , Rafaela Schwengber Quevedo, Tiago Machado da Costa e William Ferreira de Oliveira.

Anais do Fórum de Estudos Olímpicos 2021 e III Simpósio Latino-americano Pierre de Coubertin.

Send to Kindle


Resumo

As grandes questões da sociedade contemporânea invariavelmente refletem no Movimento Olímpico proporcionando a abertura de novos estudos sob a ótica do esporte. O projeto Reflexões Olímpicas surge em agosto de 2020 através do interesse do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos da PUCRS, em trabalhar problemáticas sociais, emergentes e de caráter global. Ele se constitui em uma série de entrevistas que tem como objetivos (1) analisar o vínculo entre os desafios contemporâneos com o Movimento Olímpico; (2) entender a conexão das crises sociais na vida do atleta e seu entorno, trazendo diferentes análises vindas de especialidades como a Sociologia, Antropologia, Direito, Educação Física, Filosofia, Ciências Políticas, entre outras. Para isso, os temas trabalhados até hoje no projeto foram: a) Liberdade de Expressão; b) Intersexualidade; c) Comunidade LGBTQIA+; d) Refugiados; e) Esporte e Valores; f) O Possível Cancelamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020; e, g) A Mudança do Lema e do Juramento Olímpico. Tais temas e problemáticas são encontradas no cotidiano da sociedade em que os cidadãos coabitam e, portanto, direta ou indiretamente tem relação com a vida de todos, independente de profissão ou classe social. O projeto ocupa um espaço social e pedagógico, não científico, onde convidamos especialistas dos Estudos Olímpicos e autoridades nos respectivos temas. Destaca-se que este projeto tomou uma amplitude ainda maior em agosto de 2021 ao fazer parceria com o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, eMuseu do Esporte, UNIC-Rio, ACNUR, UNESCO e Comitê Internacional Pierre de Coubertin, com a exposição virtual “Reflexões Olímpicas e Dignidade Humana”, onde o conteúdo das entrevistas é analisado e trabalhado por autoridades de 9 países dos cinco continentes. Está em andamento a elaboração de um e-book deste projeto que contará com um aprofundamento dos temas da exposição. 

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.