Produção do Conhecimento em Educação Física no Nordeste Brasileiro: o Impacto dos Sistemas de Pós-graduação na Formação dos Pesquisadores da Região.

Por: (Organizador), (Organizador) e (Organizador).

399 páginas. Livrum Editora. 2017

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Sobre a Obra

Este livro se propõe divulgar os resultados finais do Projeto Temático, “PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: impacto do sistema de pós-graduação das regiões sul e sudeste do Brasil na formação e produção de mestres e doutores que atuam nas instituições de ensino superior da região nordeste”, desenvolvida no Grupo Paideia da Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP (proc. 2012/50019-7).

A pesquisa foi realizada no período de julho de 2012 a abril de 2016 com a participação de 79 pesquisadores distribuídos nos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e nas universidades colaboradoras do Sul e Sudeste: Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Universidade de São Paulo - USP, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB.

As análises, discussões e interpretações dos resultados da pesquisa coletiva foram apresentadas no Seminário final do projeto, realizado na Universidade Federal da Bahia em dezembro de 2015. As principais comunicações do seminário foram selecionadas para compor este livro que conta a participação de 45 autores, distribuídos em 17 capítulos, que desenvolvem as temáticas gerais do projeto e apresentam especificamente os resultados da pesquisa em cada um dos nove estados.

O livro é essencial para a compreensão da problemática da construção do campo científico da Educação Física no Brasil.

As análises quantitativas e qualitativas da produção da Educação Física, Esporte e Lazer, tornam-se particularmente relevantes, no caso do Nordeste, onde são escassos os programas de pós-graduação stricto sensu.

Apesar das dificuldades decorrentes da migração dos pesquisadores para outras regiões e áreas de conhecimento registra-se uma significativa produção sobre a problemática da Educação Física na região.

Com base no universo de 691 pesquisas (dissertações e teses) produzidas pelos docentes que atuam em 123 cursos de Educação Física no Nordeste e registradas nos bancos de dados consultados (CAPES, CNPq) foram cadastradas 633 pesquisas (91.6%), e, desse total foram estudados 424 textos completos digitalizados (61,36%) com base nos quais foram realizadas as análises.

A dependência na formação dos pesquisadores da região Nordeste com relação a centros de ensino e de pesquisa localizados, predominantemente nas regiões Sul e Sudeste (37%) e no exterior (14%), ou em outras áreas da mesma região (43%) confirmam as hipóteses sobre a influência de perspectivas teóricas, metodologias que determinam a interpretação da problemática da Educação Física das regiões menos desenvolvidas como a do Nordeste e Norte. Os resultados apresentados neste livro verificam os impactos do desenvolvimento desigual da pós-graduação e a necessidade de novas politicais de ciência e tecnologia que superem as desigualdades regionais, os colonialismos, os modismos, as dificuldades metodológicas e as lacunas teóricas que interferem na construção do campo científico da Educação Física no Brasil.

Sumário

título página
Capa e Créditos 1
Introdução 10
Métodos Mistos nas Análise Epistemológicas: Balanço da Produção do Conhecimento em Educação Física no Nordeste Brasileiro (1980-2013) 27
Análise de Citações da Produção Científica em Educação Física da Região Nordeste do País 38
Processo de Desenvolvimento da Formação do Pensamento Teórico-metodológico de Pesquisadores em Rede na Pesquisa Epistefnordeste/bahia 78
Temas, Ressonâncias e Dissonâncias da Pósgraduação na Formação de Docentes/pesquisadores De/para Educação Física da Região Sudeste no Nordeste Brasileiro 106
Teorias do Conhecimento e Pedagógicas: Crítica às Concepções de Trabalho Formativo, Projetos, Programas e Política de Formação de Professores nos Cursos de Educação Física no Nordeste do Brasil 117
A Produção Sobre Lazer no Nordeste Brasileiro: Análise Epistemológica de Dissertações e Teses de Professores das IES da Região 144
A Epistemologia da Produção Científica em Educação Física: Algumas Abordagens e Tensões 176
Produção do Conhecimento em Educação e Educação Física no Brasil: Mapeamento e Análise da Produção em Periódicos Qualis Capes (2009-2014) 200
As Teses e Dissertações dos Docentes dos Cursos de Educação Física do Estado de Alagoas: Contradições e Possibilidades Frente às Necessidades Humanas na Região Nordeste 210
Pesquisa Epistefnordeste: Realidade e Possibilidades da Produção do Conhecimento Stricto Sensu em Educação Física, Esporte e Lazer de Professores Que Trabalham em Cursos de Formação de Professores de Educação Física no Estado da Bahia - 1982 a 2012 220
Indicadores e Características da Produção do Conhecimento Stricto Sensu dos Docentes dos Cursos de Educação Física no Estado do Ceará (1989-2012) 260
Balanço Geral Sobre a Produção do Conhecimento em Educação Física no Maranhão: Um Exemplo de Pesquisa em Rede de Colaboração 278
A Produção do Conhecimento Científico no Estado da Paraíba na área da Educação Física: Análise Epistemológica 298
Produção Científica em Educação Física: Estado de Pernambuco 324
Análise Epistemológica: Balanço da Produção do Conhecimento dos Mestres e Doutores Que Atuam nos Cursos de Educação Física do Estado do Piauí, no Período de 1980 a 2013 348
Análises Epistemológicas da Pesquisa em Educação Física: Balanço da Produção do Conhecimento no Rio Grande do Norte 370
A Produção Científica dos Professores de Educação Física: o Cenário do Estado de Sergipe 382
Sobre os Autores 394

Endereço: http://librum.com.br/edfisne

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