Excelência no Handebol. Processo de Desenvolvimento Esportivo de Atletas Brasileiras Campeãs do Mundo

Por: Alexandra Folle, Cristina Lopez de Subijana, , Leilane Alves de Lima e .

Quaderns de Psicologia - v.24 - n.1 - 2022

Send to Kindle


Resumo

Carreira esportiva compreende um conjunto de atividades esportivas que se sucedem em estágios e transições desde a iniciação até o momento que atletas decidem encerrar a sua participação no esporte de maneira voluntária ou não, buscando atingir altos níveis de performance em um ou vários eventos esportivos (Stambulova e Wylleman, 2014). É um processo caracterizado por diferentes interferências (família, colegas, treinadores, contexto, atividade) e constantes mudanças, algumas possíveis de serem planejadas e organizadas previamente sem apresentar grandes riscos ou dificuldades para a carreira de atletas (transições normativas), ou que ocorrem de maneira inesperada e provocam problemas para lidar com essas situações – como lesões e mudanças de clube (transições não normativas) (Folle et al., 2016).

Referências

Antonelli, Mariana (2016). Diagnóstico dos centros de treinamento de alto rendimento do Brasil cujas modalidades atendidas têm expectativa de conquista de medalhas nos Jogos Olímpicos de 2016. Dissertação de mestrado inédita. Universidade Estadual de Campinas. https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2016.971541

Baker, Joseph & Horton, Sean (2004). A review of primary and secondary influences on sport expertise. High ability studies, 15(2), 211-228. https://doi.org/10.1080/1359813042000314781

Baker, Joseph; Wattie, Nick & Schorer, Jorg (2015). A taxonomy for researchers in skill acquisition and expertise. In Joseph Baker & Damian Farow (Eds.), Routledge handbook of sport expertise. (pp. 145-155) Routledge.

Beneli, Leandro; Galatti, Larissa Rafaela & Montagner, Paulo Cesar (2017). Analysis of social-sportive characteristics of Brazil women’s national basketball team players. Revista de psicología del deporte, 26(3), 0133-0137.

Bloom, Benjamin (1985). Generalizations about talent development. In Benjamin Bloom (Ed.), Developing talent in young people (pp. 507-549). Ballantine Books.

Böhme, Maria T. S. & Bastos, Flávia C. (2016). Esporte de alto rendimento: Fatores críticos, gestão e identificação de talentos. Phorte.

Bojikian, João C. M.; Silva, André V. O., Pires, Lívia C., Lima, Danilo A. & Bojikian, Luciana P. (2007). Talento esportivo no voleibol feminino do Brasil: maturação e iniciação esportiva. Revista Mackenzie de educação física e esporte, 6(3), 179-187.

Braun, Virginia & Clarke, Victoria (2020). One size fits all? What counts as quality practice in (reflexive) thematic analysis? Qualitative Research in Psychology, 18(3), 328-352. https://doi.org/10.1080/14780887.2020.1769238

Braun, Virginia; Clarke, Victoria & Weate, Paul (2016). Using thematic analysis in sport and exercise research. In: Brett Smith & Andrew C. Sparkes (Eds.), Routledge handbook of qualitative research in sport and exercise (pp. 191-205). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315762012.ch15

Bruner, Mark W.; Erickson, Karl; Wilson, Brian & Côté, Jean (2010). An appraisal of athlete development models through citation network analysis. Psychology of sport and exercise, 11(2), 133-139. https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2009.05.008

Bruner, Mark W.; Macdonald, Dany J.; Pickett, William & Côté, Jean (2011). Examination of birthplace and birthdate in world junior ice hockey players. Journal of sports sciences, 29(12), 1337-1344. https://doi.org/10.1080/02640414.2011.597419

Cafruni, Cristina; Marques, Antonio & Gaya, Adroaldo (2006). Análise da carreira desportiva de atletas das regiões sul e sudeste do Brasil: Estudo dos resultados desportivos nas etapas de formação. Revista portuguesa de ciências do desporto, 6(1), 55-64. https://doi.org/10.5628/rpcd.06.01.55

Collet, Carine (2018) Formação esportiva de atletas de elite: um estudo com as seleções brasileiras de voleibol [Tese de Doutorado inédita]. Universidade do Estado de Santa Catarina. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189350

Collet, Carine; Nascimento, Juarez V.; Folle, Alexandra; Mendes, Felipe G. & Ibáñez, Sergio J. (2018). Juego y práctica deliberada en la formación deportiva de jugadores de élite del voleibol. [Play and practice in sport development of volleyball elite athletes]. RICYDE. Revista Internacional de Ciencias del Deporte. 14(54), 321-333. https://doi.org/10.5232/ricyde2018.05403

Collins, Dave; MacNamara, Áine & McCarthy, Neil (2016). Super champions, champions, and almosts: important differences and commonalities on the rocky road. Frontiers in psychology, 6(2009), 1-11. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2015.02009

Copetti, Fernando. 2001). Estudo exploratório dos atributos pessoais de tenistas [Tese de Doutorado inédita]. Universidade de Santa Maria.

Côté, Jean (1999). The influence of the family in the development of talent in sport. The sport psychologist, 13(4), 395-417. https://doi.org/10.1123/tsp.13.4.395

Côté, Jean; Baker, Joseph & Abernethy, Bruce (2007). Practice and Play in the Development of Sport Expertise. In: Robert Eklund & Gershon Tenenbaum (Eds.), Handbook of Sport Psychology, (pp. 184-202). John Wiley and Sons.

Côté, Jean; Strachan, Leisha & Fraser-Thomas, Jessica (2008). Participation, personal development, and performance through youth sport. In: Nicholas L. Holt (Ed.), Positive Youth Development Through Sport (pp. 34-45). Routledge.

Côté, Jean & Vierimaa, Matthew (2014). The developmental model of sport participation: 15 years after its first conceptualization. Science & Sports, 29, S63-S69.

Côté, Jean; Turnnidge, Jennifer & Vierimaa, Matthew (2016). A personal assets approach to youth sport. In: Ken Green & Andy Smith (Eds.), Handbook of youth sport (pp. 243-255). Routledge. https://doi.org/10.1016/j.scispo.2014.08.133

Cunha, Luiza D.; Fraiha, Ana G.; Darido, Suraya C.; Pérez, Benjamin L. & Galatti, Larissa R. (2017). Trayectoria de los jugadores de baloncesto del nuevo baloncesto Brasil. Cuadernos de Psicología del Deporte, 17(3), 119-128.

Durand-Bush, Natalie & Salmela, John H. (2002). The development and maintenance of expert athletic performance: Perceptions of world and Olympic champions. Journal of applied sport psychology, 14(3), 154-171. https://doi.org/10.1080/10413200290103473

Ekengren, Johan; Stambulova, Natalia; Johnson, Urban & Carlsson, Ing-Marie (2020). Exploring career experiences of Swedish professional handball players: Consolidating first-hand information into an empirical career model. International Journal of Sport and Exercise Psychology, 18(2), 156-175. https://doi.org/10.1080/1612197x.2018.1486872

Ferreira, Renato M.; Penna, Eduardo M.; Costa, Varley T. & Moraes, Luiz. (2012). Nadadores medalhistas olímpicos: contexto do desenvolvimento brasileiro. Motriz, 18, 130-142. https://doi.org/10.1590/s1980-65742012000100014

Flick, Uwe (2008). Introdução à pesquisa qualitativa (3 ed.). Artmed editora.

Folle, Alexandra (2014). Processo de formação esportiva: estudo em ambiente de sucesso no desenvolvimento de talentos do basquetebol feminino [Tese de Doutorado inédita]. Universidade Federal de Santa Catarina. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128826

Folle, Alexandra; Collet, Carine; Salles, William N. & Nascimento, Juarez V. (2016). Transições no processo de desenvolvimento de atletas do basquetebol feminino. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 30(2), 477-490. https://doi.org/10.1590/1807-55092016000200477

Folle, Alexandra; Nascimento, Juarez V. & Graça, Amândio B. S. (2015). Processo de formação esportiva: da identificação ao desenvolvimento de talentos esportivos. Revista da Educação Física/UEM, 26(2), 317-329. https://doi.org/10.4025/reveducfis.v26i2.23891

Fraser-Thomas, Jessica; Côté, Jean & Deakin, Janice (2008). Understanding dropout and prolonged engagement in adolescent competitive sport. Psychology of Sport and Exercise, 9(5), 645-662. https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2007.08.003

Galatti, Larissa R.; Collet, Carine; Folle, Alexandra; Côté, Jean & Nascimento, Juarez V. (2017). Atletas de Elite: aspectos relevantes na formação em longo prazo. In. Larissa R. Galatti, Alcides J. Scaglia, Paulo C. Montagner, Roberto R. Paes (Eds.), Desenvolvimento de treinadores e atletas-Pedagogia do Esporte (1ª ed., pp. 211-234). Editora da UNICAMP.

Galatti, Larissa R.; Marques, Renato F.; Barros, Carlos E.; Montero Seoane, Antonio & Paes, Roberto R. (2019). Excellence in Women Basketball: Sport Career Development of World Champions and Olympic Medalists Brazilian Athletes. Revista de psicología del deporte, 28(3), 17-23

Galatti, Larissa R.; Marques, Cesar V.; Santos, Yura Y. S. D.; Watoniki, Guilherme; Korsakas, Paula & Mercadante, Luciano A. (2021). Trajetória no basquetebol e perfil sociodemográfico de atletas brasileiras ao longo da carreira: um estudo com a liga de basquete feminino (lbf). Movimento, 27. https://doi.org/10.22456/1982-8918.106017

González, Fernando J.; Borges, Robson M. & Sfalcin, Alexandre (2016). O sonho acabou! Abandono da carreira esportiva de atletas profissionais de futebol. Corpoconsciência, 19(1), 11-21.

Gould, Daniel; Dieffenbach, Kristen & Moffett, Aaron (2002). Psychological characteristics and their development in Olympic champions. Journal of applied sport psychology, 14(3), 172-204. https://doi.org/10.1080/10413200290103482

Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE) (2006). Pesquisa do Esporte 2003. Autor.

Law, Madelyn P.; Côté, Jean & Ericsson, K. Anders (2007). Characteristics of expert development in rhythmic gymnastics: A retrospective study. International Journal of Sport and Exercise Psychology, 5(1), 82-103. https://doi.org/10.1080/1612197x.2008.9671814

Leonardi, Thiago J.; Gutierrez, Diego M.; Sarti, Ariane C.; Souza, Lucas A. D.; Nicolau, Paula S.; Galatti, Larissa R. & Paes, Roberto Rodrigues (2021). Funding and performance of amateur and youth organizations in Brazil: a longitudinal analysis of a basketball league. Motriz: Revista de Educação Física, 27. https://doi.org/10.1590/S1980-65742021001621

Lima, Leilane A. (2018). Carreira esportiva: um estudo com atletas de excelência [Dissertação de mestrado inédita]. Universidade Estadual de Campinas. http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/335431/1/Lima_LeilaneAlvesDe_M.pdf

Lopez de Subijana, Cristina; Barriopedro, María I.; Muniesa, Carlos & Gómez-Ruano, Miguel A. (2016). A Bright Future for the Elite Athletes?: The Importance of the Career Path. Final report for The IOC Olympic Studies Centre Advanced Olympic Research Grant Programme 2015/2016 Award. Technical University of Madrid.

Lopez de Subijana, Cristina L.; Galatti, Larissa R.; Moreno, Rubén & Chamorro, José L. (2020). Analysis of the Athletic Career and Retirement Depending on the Type of Sport: A Comparison between Individual and Team Sports. International journal of environmental research and public health, 17(24), 9265. https://doi.org/10.3390/ijerph17249265

MacDonald, Dany J.; Cheung, Max; Côté, Jean & Abernethy, Bruce (2009). Place but not date of birth influences the development and emergence of athletic talent in American football. Journal of Applied Sport Psychology, 21(1), 80-90. https://doi.org/10.1080/10413200802541868

MacDonald, Dany J.; King, Jared; Côté, Jean & Abernethy, Bruce (2009). Birthplace effects on the development of female athletic talent. Journal of Science and Medicine in Sport, 12(1), 234-237. https://doi.org/10.1016/j.jsams.2007.05.015

MacNamara, Áine; Button, Angela & Collins, Dave (2010). The role of psychological characteristics in facilitating the pathway to elite performance part 1: Identifying mental skills and behaviors. The sport psychologist, 24(1), 52-73. https://doi.org/10.1123/tsp.24.1.52

Marques, Maurício P. & Samulski, Dietmar M. (2009). Análise da carreira esportiva de jovens atletas de futebol na transição da fase amadora para a fase profissional: escolaridade, iniciação, contexto sócio-familiar e planejamento da carreira. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 23(2), 103-119. https://doi.org/10.1590/S1807-55092009000200002

Marques, Renato F. R.; Lima, Celiane P.; Moraes, Camila D.; Nunomura, Myrian & Simões, Elaine C. (2014). Formação de jogadores profissionais de voleibol: relações entre atletas de elite e a especialização precoce. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 28(2), 293-304. https://doi.org/10.1590/1807-55092014000200293

Massa, Marcelo; Uezu, Rudney & Böhme, Maria Teresa S. (2010). Judocas olímpicos brasileiros: fatores de apoio psicossocial para o desenvolvimento do talento esportivo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso), 24(4), 471-481. https://doi.org/10.1590/s1807-55092010000400005

Matos, Daniela S.; Cruz, José F. A. & Almeida, Leandro S. (2011). Excelência no desporto: Para uma compreensão da” arquitectura” psicológica dos atletas de elite/Excellence in sport: Towards an understanding of the psychological” architecture” of elite athletes. Motricidade, 7(4), 27-41. https://doi.org/10.6063/motricidade.7(4).87

Melo, Gislane F. & Rubio, Katia (2017). Mulheres atletas olímpicas brasileiras: início e final de carreira por modalidade esportiva. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 25(4), 104-116. https://doi.org/10.18511/rbcm.v25i4.7672

Mendes, Felipe G.; Nascimento, Juarez V.; Souza, Edison R.; Collet, Carine; Milistetd, Michel; Côté, Jean & Carvalho, Humberto M. (2018). Retrospective analysis of accumulated structured practice: A Bayesian multilevel analysis of elite Brazilian volleyball players. High Ability Studies, 29(2), 255-269. https://doi.org/10.1080/13598139.2018.1507901

Mendonça, Marcela T.; Honda, Rrogerio; Massa, Marcelo & Uezu, Rudney. (2007). Formação e desenvolvimento de talentos esportivos no handebol masculino. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 6(1).

Morales Júnior, Valter R.; Alves, Illgner V. G.; Galatti, Larissa R. & Marques, Renato F. R. (2017). The relative age effect on Brazilian elite futsal: Men and women scenarios. Motriz: Revista de Educação Física, 23(3). https://doi.org/10.1590/s1980-6574201700030016

Motta, Mairin; Lima, Leilane A.; Ginciene, Guy; Subijana, Cristina L. & Galatti, Larissa R. (2021). Análise da carreira esportiva de atletas brasileiros de squash com nível internacional. Journal of Physical Education, 32(1). https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v32i1.3242

Nascimento, Aida C. S. L. (2000). Pedagogia do esporte e o atletismo: considerações acerca da iniciação e da especialização esportiva precoce [Dissertação de mestrado inédita]. Universidade Estadual de Campinas. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275391

Ryba, Tatiana V.; Stambulova, Natalia; Ronkainen, Noora J.; Bundgaard, Jens & Selänne, Harri (2015). Dual career pathways of transnational athletes. Psychology of Sport and Exercise, 21, 125-134. https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2014.06.002

Sampieri, Roberto H.; Collado, Carlos F. & Lúcio, María P. (2013). Metodologia de Pesquisa (5 ed.). Penso.

Santana, Wilton C.; França, Vinicius S. & Reis, Heloisa H. B. (2007). Perfil do processo de iniciação ao futsal de jogadores juvenis Paranaenses. Motriz. Journal of Physical Education. UNESP, 13(3), 181-187. https://doi.org/10.5016/592

Schiavon, Laurita M. (2009). Ginástica artística feminina e historia oral: a formação desportiva de ginastas brasileiras participantes de jogos olimpicos (1980-2004) [Tese de Doutorado inédita]. Universidade Estadual de Campinas. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274803

Schiavon, Laurita M. & Paes, Roberto R. (2012). Condições dos treinamentos de ginastas brasileiras participantes de jogos olímpicos (1980-2004). Motriz. 18(4), 757-769. https://doi.org/10.1590/s1980-65742012000400014

Stambulova, Natalia (1994). Developmental sports career investigations in Russia: A post-perestroika analysis. The sport psychologist, 8(3), 221-237. https://doi.org/10.1123/tsp.8.3.221

Stambulova, Natalia; Alfermann, Dorothee; Statler, Traci & Côté, Jean (2009). ISSP position stand: Career development and transitions of athletes. International journal of sport and exercise psychology, 7(4), 395-412. https://doi.org/10.1080/1612197x.2009.9671916

Stambulova, Natalia B., Ryba, Tatiana V. & Henriksen, Kristoffer (2020). Career development and transitions of athletes: The international society of sport psychology position stand revisited. International Journal of Sport and Exercise Psychology, 19(3), 1-27. https://doi.org/10.1080/1612197X.2020.1737836

Stambulova, Natalia & Wylleman, Paul (2014). Athletes’ career development and transitions. In Athanasios Papaioannou & Dieter Hackfort (Eds.), Routledge companion to sport and exercise psychology (pp. 605–621). Routledge.

Tozetto, Alexandre V. B.; Rosa, Rodolfo S.; Mendes, Felipe G.; Galatti, Larissa R.; Souza, Edison R.; Collet, Carine; Moura, Bruno M. & Silva, Walon R. (2017). Birthplace and birthdate of Brazilian Olympic medalists. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, 19(3), 364-373. https://doi.org/10.5007/1980-0037.2017v19n3p364

Vieira, Lenamar F.; Vieira, José L. L. & Krebs, Ruy J. (1999). A trajetória de desenvolvimento de um talento esportivo: estudo de caso. Kinesis, (21). https://doi.org/10.5902/231654648120

Vieira, Lenamar F., Vieira, José L. L., & Krebs, Ruy J. (2003). A trajetória de desenvolvimento de talentos esportivos. Journal of Physical Education, 14(1), 83-93.

Vierimaa, Matthew; Bruner, Mark W. & Côté, Jean (2018). Positive youth development and observed athlete behavior in recreational sport. PloS one, 13(1), 1-14. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0191936

Wylleman, Paul & Rosier, Nathalie (2016). Holistic perspective on the development of elite athletes. In Markus Raab, Paul Wylleman, Roland Seiler, Annie-Marie Elbe & Antonis Hatzigeorgiadis (Eds.), Sport and exercise psychology research: From theory to practice (pp. 269–288). Elsevier Academic Press. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-803634-1.00013-3

Wylleman, Paul; Alfermann, Dorothee & Lavallee, David (2004). Career transitions in sport: European perspectives. Psychology of sport and exercise, 5(1), 7-20. https://doi.org/10.1016/s1469-0292(02)00049-3

Endereço: https://quadernsdepsicologia.cat/article/view/v24-n1-lima-reverdito-folle-etal

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.