Prevalência de Lesões Músculo Esqueléticas do Complexo Articular do Ombro em Nadadores

Por: Flávia Soares Lana, Flávio de Oliveira Pires, , Isabela Patrocínio Amorim, Pedro Henrique Penna de Miranda de Lima e Richard Diego Leite.

Educação Física em Revista - v.9 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a incidência de lesões no ombro em nadadores. Fizeram parte desse estudo 50 atletas do sexo masculino com a idade média de 22,9 anos ± 3,5 participantes do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel. Os dados foram obtidos através de um questionário de Escala de Graduação de Resultado do Ombro Atlético adaptada. Para o tratamento estatístico, utilizou-se inicialmente uma estatística descritiva (média). Posteriormente utilizou se o teste T-Student e o teste não paramétrico de Mann-Whitney. Os dados foram analisados no software estatístico Minitab 16. Em relação aos resultados foi encontrado um alto índice de lesões no complexo articular do ombro em nadadores com idade ± 24,1 anos. Os tipos de lesões mais incidentes foram às tendinites e as luxações. Conclui-se a partir dos achados uma elevada frequência de lesões no complexo articular do ombro em nadadores.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/efr/article/view/6542

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.