Presença do Handebol na Educação Física Escolar: Um Estudo com Professores Que Atuam na Rede Municipal de Ensino de Goiânia

Por: Letycia Moura Quixabeira e .

Arquivos em Movimento - v.16 - n.1 - 2020

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Resumo

O objetivo foi verificar se o handebol é uma modalidade esportiva presente nas aulas de Educação Física escolar, as razões para ausência ou presença da modalidade nas aulas e quais os conhecimentos sobre a modalidade dos professores(as) de Educação Física que atuam na rede municipal de ensino de Goiânia. É uma pesquisa de natureza qualitativa, feita por meio de entrevista semiestruturada e análise qualitativa de conteúdo. A pesquisa foi realizada com 12 professores(as) de Educação Física, concursados e que atuam nos ciclos II e III. Três categorias de analise foram obtidas como resultados: a) perfil dos professores; b) presença do handebol nas aulas de educação física e razões para ministrar esse conteúdo ou não; c) conhecimento e fonte de conhecimento. Com isso, foi possível verificar que a presença do handebol nas aulas de educação física é pequena nessa amostra, as razões estão ligadas a fatores como falta de conhecimento e afinidade dos professores e de estrutura física e material das escolas, e os principais conhecimentos são conteúdos dos fundamentos técnicos da modalidade.

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