Política Social de Esporte e Lazer no Governo Lula: o Programa Esporte e Lazer da Cidade

Por: , Marcelo Resende Teixeira, e .

Políticas de Esporte nos Anos Lula e Dilma.

Send to Kindle


Resumo

Introdução

A partir de 2003 com a criação do Ministério do Esporte (ME), houve uma modificação institucional no campo esportivo. Apesar do orçamento ainda incompatível com as necessidades existentes, o Governo Federal buscou formular uma política nacional para o setor. Entre os diversos programas implementados pelo ME, destaca- se o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), que possui o objetivo de:
[...] suprir as carências de políticas públicas e sociais, que atendam às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer, sobretudo daquelas em situação de vulnerabilidade social e econômica, reforçadoras das condições de injustiças e exclusão social a que estão submetidas (BRASIL, 2008, s/p).
O PELC foi criado em 2003, a partir das experiências administrativas de gestores públicos a frente de secretarias municipais e estaduais de esporte pertencentes ao campo popular e democrático da política, bem como pelo acúmulo de conhecimentos dos setores acadêmicos da Educação Física e das Ciências do Esporte (CASTELLANI FILHO, 2007; SUASSUNA, 2009). 

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.