Percepção de Professores Sobre os Objetivos da Educação Física no Ensino Infantil e Fundamental I

Por: , Daniele Milhomens Fontes e Kaio Breno de Oliveira Belizário.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.25 - n.1 - 2020

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Resumo

O estudo teve como objetivo identificar a percepção de professores sobre os objetivos da Educação Física no Ensino Infantil e Fundamental I. O estudo se caracteriza como sendo descritivo, de abordagem quantitativa aplicada de maneira transversal. Os participantes do estudo foram 23 professores de Educação Física, atuando em escolas públicas e privadas da cidade de Fortaleza/CE, sendo a maioria do gênero feminino (56,5%) e de escola pública (52,2%). Os dados foram coletados a partir de um questionário validado e analisados via SPSS versão 22.0. Na análise da consistência dos itens, foi obtido α = 71 no teste do Alfa de Cronbach. Diante do exposto, foi possível evidenciar que os objetivos predominantes na percepção dos professores são: i) hábitos de vida saudáveis (82.6%), ii) manifestações culturais (73.9%) e iii) aptidão física relacionada à saúde (65.2%). Tais resultados podem estar relacionados com as possíveis intenções que a disciplina tem de transformar à realidade fora do contexto escolar, como, por exemplo, os baixos níveis de atividade física e, consequentemente, o aumento dos problemas relacionados à saúde da população.

Endereço: https://www.fontouraeditora.com.br/periodico/home/viewArticle/1334

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