Pedagogia do Esporte: Tornando o Jogo Possível no Judô Infantil
Por: Alcides José Scaglia, Alexandre Janotta Drigo, Paulo César Montagner, Reinaldo Naia Cavazani, Riller Silva Reverdito e Roberto Rodrigues Paes.Resumo
O presente artigo tem como objetivo tratar dos procedimentos pedagógicos para o ensino, vivência e aprendizagem do Judô infantil, contemplando os referenciais técnico-táticos, socioeducacional e histórico-cultural. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica de caráter crítico-reflexivo e propositivo aplicado ao Judô, de acordo com a concepção de tornar o Jogo Possível. O Jogo Possível consiste em um conjunto de procedimentos pedagógicos que, nos planos do conteúdo, metodologia e didática, busca gerir e garantir os objetivos do processo de ensino, vivência e aprendizagem do Judô, por meio da observação das relações que se estabelecem entre os personagens, o contexto, as finalidades e os significados do esporte, a fim de garantir um olhar amplo para o fenômeno esportivo.
Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n47p177