Os Jogos Interaliados de 1919: o Papel das Forças Armadas Estadunidenses na Promoção do Esporte no Contexto da Primeira Grande Guerra

Por: .

Navigator: Subsídios Para História Marítima do Brasil - v.12 - n.23 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Atualmente, o esporte é um fenômeno presente no cotidiano das mais diversas instituições ao redor do mundo. As Forças Armadas não ficaram de fora desse contexto e ao longo do século XX passaram a promover não somente a prática do esporte de forma sistemática em suas corporações, mas também a organização de grandes eventos esportivos, como os Jogos Interaliados realizados em 1919 como celebra- ção pelo fim da Primeira Guerra. Este artigo busca discutir, por meio da análise crítica de fontes históricas, o papel das Forças Armadas estadunidenses na organização do evento e os principais objetivos de promoção dos Jogos. As análises empreendidas possibilitaram a percepção de que a realização dos Jogos Interaliados e os bons resultados alcançados serviram como um instrumento de projeção internacional da imagem dos EUA no novo cenário político que emergia no pós-guerra.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.