O Processo Motivacional Para o Triathlon em Jovens de 13 e 14 Anos

Por: Clareana Serena Chiminte.

2020 02/10/2020

Send to Kindle


Resumo

Este estudo avaliou o processo motivacional em jovens triatletas de 13 e 14 anos através da em jovens pertencentes ao clube na cidade de São Carlos / SP através da aplicação do questionário conhecido Escala de Motivação no Esporte - II (EME-II) de Pelletier et al. (2013) adaptado de Travagin (2016) e tem como base a Teoria da Autodeterminação desenvolvida por Deci e Ryan (1995). Com tempo médio na modalidade de 12,8 meses, foi identificado que estes são motivados intrinsecamente tendo como processo regulatório predominante a Regulação Integrada na qual sustenta que estes são considerados autodeterminados e possuem as três necessidades psicológicas básicas apresentadas na teoria satisfeitas. Portanto os mesmos praticam a modalidade por satisfação interna e possivelmente pretendem permanecer na modalidade mais anos, assim como apontados pelos mesmos na aplicação do questionário para delinear o perfil do público estudado. Detectamos há necessidade de estudos que identifiquem os aspectos pontuais do processo motivacional assim como a elaboração de mais estudos sobre o tema.

Disponível em http://www.repositorio.unicamp.br/
 

Endereço: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=9434439

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.