O Papel da Memória na Construção da Identidade Organizacional: a Sociedade Jockey Club (1868-1932) e o Desenvolvimento da Riqueza Pastoril

Por: João Manuel Casquinha Malaia Santos e .

Recorde: Revista de História do Esporte - v.10 - n.1 - 2017

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Resumo

A Sociedade Jockey Club foi o mais importante clube de corridas de cavalo do Rio de Janeiro entre 1868 e 1932. Seus gestores clamavam que a finalidade do clube era promover o desenvolvimento da indústria pastoril e da economia do país. O objetivo deste trabalho foi compreender como os gestores trabalharam estes aspectos na construção da identidade organizacional do clube. Foi realizada uma investigação histórica, com o uso de fontes oficiais do clube e do Estado. O discurso central dos clubes não era de organizar corridas de cavalos, mas de promover o desenvolvimento da raça cavalar brasileira. Sob esse argumento transformavam o turfe em algo irrefutável e colocavam as suas atividades e sua identidade organizacional em consonância com os anseios do Estado, tendo como resultado a obtenção de vantagem competitiva em relação a outros clubes.

Endereço: https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/view/10850

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