O Movimento Como Tema Gerador Para a Prática Pedagógica Inter/trans/multidisciplinar

Por: Ana Claudia de Melo Sanches.

Motriz - v.16 - n.4 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Neste texto, Vivemos atualmente uma crise paradigmática no campo das ciências e que aos  poucos a vemos tomar conta de nossa educação. Tal crise veio a inquietar-nos no sentido de como vemos 
o mundo, a ciência, a experiência e principalmente a educação. Notoriamente ela nos mostrou o quanto  reduzimos a realidade, a cognição e, pior, o Homem em partes dissecadas sem ao menos um vestígio de 
vida. Nessa problemática, autores como: Moscovici, Merleau-Ponty (1999), Capra e Moreira se esmeraram  a entender as partes a partir do todo e o todo a partir das partes num movimento complexo e sistêmico. 
Mostraram o quanto a ciência clássica limitava explicações de sistemas vivos que por serem vivos  apresentam complexidades. Identificaram os obstáculos conceituais e de aprendizagem que foi atribuído  a:o corpo, ao movimento humano, isto é, a motricidade humana. 

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/1980-6574.2010v16n4p977/pdf_18

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.