O Jogo de Xadrez Como Recurso Didático-padagógico nas Aulas de Educação Física

Por: Rosângela Ramos Veloso Silva.

Motrivivência - v.20 - n.31 - 2008

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo tem como objetivo desvelar as práticas pedagógicas no ensino-aprendizagem do jogo de xadrez em escolas públicas. Optou-se pelo uso de procedimentos metodológicos das pesquisas quantitativa e qualitativa através da utilização dos instrumentos: questionário, entrevista semi-estruturada e observação participante. A coleta de dados foi dividida em duas etapas, sendo, a primeira delas, o estudo exploratório em cinco escolas, na intenção de se obter critérios que levassem a um estudo aprofundado em apenas uma escola, através de um estudo de caso. Quanto ao ensino do xadrez em algumas escolas investigadas, as abordagens didáticas se confundem com uma “prática pela prática”, fundamentado apenas nos seus aspectos técnicos. Identificaram-se, também, no lócus do estudo de caso, ações pedagógicas baseadas em um processo dinâmico e ativo capaz de provocar mudanças, com o estabelecimento de estratégias cooperativas, dialógicas e interativas.

Endereço: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/14089/12949

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.