O Jiu-jitsu Como Esporte e Como Método de Educação Fisica

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Da Educação Física.

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Resumo

À vitória dos nipões sôbre os russos devem aqueles, diz Ph. Tissié, o sucesso do gênero de luta, que possuem, — o jiu-jitsu, tão antigo que a sua origem precede a história autenticada do Japão, e que, priva-tivo até há pouco tempo da casta dos samurais e coevo dos Kojiki e dos Nihongi, estendeu-se, generalizou-se, constituindo os exercícios, que formam o treinamento para esta luta, o método nipônico de educação física, depois que a vida militar foi aberta a todos os súditos do Micado.

Êste método pode ser encarado sob dois aspectos diversos. Sob um ponto de vista mais geral, o jiu-jitsu é um sistema completo de edu-cação física, abrangendo conhecimentos de anatomia, da alimentação, do valor da hidroterapia interna e externa, de vida ao ar livre, nas habitações e dos outros princípios essenciais à vida racional. Conside-rado sob o ponto de vista ginástico ou mais particular, o jiu-jitsu, que na língua japonesa significa quebrar músculos, é, afora alguns exercícios respiratórios comuns a todos os sistemas e alguns exercícios de braços, em que os aparelhos são substituídos pela resistência dos braços do antagonista, um sistema de luta corporal, obedecendo a prin-cípios anatômicos. É sob este último aspecto que nos propomos estu-dá-lo. 

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