O Instituto de Educação de Pernambuco em Sua Primeira Década: (1946-1955): em Cena, as Práticas das Atividades Físicas nas Memórias das Normalistas

Por: Ana Paula Rodrigues Figueirôa,.

232 páginas. 2012 30/03/2012

Send to Kindle


Resumo

Esta dissertação tem como objetivo analisar à proposta da educação do corpo, presente nas aulas de Educação Física no Instituto de Educação de Pernambuco, no período de 1946 a 1955. Destacando as principais atividades das Normalistas nas diferentes perspectivas de educar o corpo da mulher para a preservação da saúde, da beleza e da obrigação que lhe foi atribuída: o cuidar da família e do lar. O qual representa uma contribuição significativa para a história das instituições de ensino da cidade do Recife, sobretudo para a preservação de parte da memória histórica de uma instituição escolar responsável pela formação de mestres das primeiras letras no século XX. Este estudo esta dividido em seis capítulos; O primeiro capítulo é a introdução, destacando o que nos mobilizou para esse estudo, onde estabelece as divisões dos capítulos subseqüentes. No segundo capítulo é a explicação da fundamentação teórica, das fontes e dos procedimentos metodológicos. O terceiro: Relata fatos históricos do Instituto, abordando aspectos relacionados à criação da instituição, o processo de ingresso no curso normal e a duração e estrutura do curso. O quarto: Retrata o corpo, as atividades físicas praticadas pelas Normalistas e a concepção da educação física no período observado. Já no quinto capítulo discorre sobre a memória das Normalistas nos mais diferenciados aspectos, entre eles a convivência no espaço escolar entre professores e alunas, e o relato destas experiências nos processos de avaliação e a opinião do que é ser Normalista. No sexto capitulo, intitulado Considerações Finais, apresentamos as reflexões realizadas no período estudado, em relação a formação das professoras oriundas da Escola Normal Oficial de Pernambuco. Permitindo assim conhecer não só as trajetórias individuais, como também as vivências coletivas no espaço escolar das professoras primárias de Pernambuco, no período estudado.

Endereço: http://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12830?show=full

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.