O Futebol e o Torcedor Brasileiro na Sociedade de Consumo

Por: Alexandre Gidaro.

III Simpósio Internacional Futebol, Linguagem, Artes, Cultura e Lazer e II Seminário Futebol nas Gerais

Send to Kindle


Resumo

O  presente  artigo  busca  abordar  a  caracterização  de  um  perfil  de  consumidor,  quesurge  a  partir  da  distinção  do  estilo  de  vida  e  do  gosto  pelos  esportes,  em  especial,  pelofutebol,  uma  das  modalidades  em  que  é  mais  notável  o  investimento  e  a  participaçãocorporativa. Partindo da articulação do debate crítico sobre a naturalização das dinâmicas deconsumo  na  sociedade  contemporânea,  o  trabalho  fundamenta-se  no  conceito  de  indústriacultural, considerando a importância da comunicação, da publicidade e da mídia no processode  espetacularização  e  de  commoditização  do  esporte.  Norteiam  este  artigo  as  teoriasdesenvolvidas por Adorno, Baudrillard, Featherstone e Semprini

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-iii-simposio-internacional-futebol-linguagem-artes-cultura-e-lazer-e-ii-seminario-futebol-nas-gerais/

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.