O Atendimento Educacional Domiciliar Como Ferramenta de Inclusão da Criança e do Adolescente

Por: Alessandra Alves Mendonça dos Santos e Cleverson Ramom Carvalho Silva.

Lecturas: Educación Física y Deportes - v.278 - n.26 - 2021

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Resumo

Enfermidades frequentemente impedem crianças e adolescentes de manter a regularidade da aprendizagem escolar, o que pode comprometer o rendimento nos estudos. Diante disso, o Atendimento Educacional Domiciliar (AED), promovido em escolas de educação básica, busca atender alunos que encontram-se impossibilitados de se deslocar até a instituição de ensino. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho é analisar como o AED é efetivado em uma Escola Municipal de Belo Horizonte, MG, enfatizando as barreiras, dificuldades e possíveis propostas à implementação desta política pública. Para a realização do estudo, foram conduzidas entrevistas semi-estruturadas com gestoras e professoras responsáveis por esse atendimento. Os principais resultados apontam para as barreiras e desafios à plena execução do AED na escola analisada, quais sejam: desintegração entre os profissionais da saúde e da educação, falta de divulgação do serviço, capacitação dos docentes envolvidos, dentre outros.

Referências

Bardin, L. (2006). Análise de conteúdo. Edições 70.

Brandão, S.H. (2011). O Atendimento Educacional Domiciliar ao aluno afastado da escola por motivo de doença. X Congresso Nacional de Educação- EDUCERE. I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. SIR/SSE. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Endereço: https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/2228

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