Mídia, Esporte e Nacionalismo: a Publicidade da Olympikus nos Jogos Panamericanos 2007

Por: , Maria Angela Lima e Roberto Boaventura da Silva Sá.

XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Nosso objetivo foi analisar as estratégias discursivas de um anúncio publicitário, veiculado no período dos Jogos Panamericanos, Rio 2007. Nela, procurava-se difundir a idéia de que o telespectador jogaria “junto” com as equipes brasileiras. A análise foi desenvolvida através da Análise do Discurso e da semiologia. Constatamos o uso de interdiscursos, escolha ideológica de imagens e palavras e figuras de linguagem que criaram um sentido nacionalista/ufanista envolvendo o esporte e os Jogos Panamericanos.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2009/XVI/paper/view/599

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.