Mídia-educação nas Universidades Federais Mineiras: Mapeando a Formação em Educação Física
Por: Dimas de Paula Costa, Elaine Valéria Rizzuti, Eliane Medeiros Borges e Galdino Rodrigues de Sousa.Resumo
Esse trabalho busca compreender a relação dos cursos de licenciatura em educação física das universidades federais de Minas Gerais e a mídia-educação, a partir de seus documentos estruturantes dispostos on-line. Para a análise e interpretação dos dados utilizamos a análise categorial de tais documentos. Observamos que: (a) mais da metade dos currículos dos cursos pesquisados sinalizam de forma positiva para a proposta mídia-educativas, entretanto, tais sinalizações ainda aparecem fortemente marcadas pela dimensão instrumental, apesar de aparentes mudanças estarem em curso; (b) as disciplinas mídia-educativas, ou as que possuem potencial mídia-educativo, quando ofertadas, se encontram isoladas do restante do currículo; (c) nem todos os cursos disponibilizam seus documentos estruturantes nos sites de suas universidades, o que nos trouxe muitas limitações, devido à proposta de trabalho on-line da pesquisa; (d) dos PPCs analisados apenas dois sinalizam em seus corpus a importância de educar para as mídias, porém, unicamente na dimensão instrumental.
Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n47p96
Tags: Educação Física, Formação Inicial