Memórias da Organização Profissional do Campo e Habitus Esportivo Maranhense: Associação dos Profissionais de Educação Física, Esportes e Lazer do Estado do Maranhão APEFELMA (1980 ? 2000).

Por: José Carlos Ribeiro.

223 páginas. 2018 09/06/2018

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa teve a memória da trajetória da Associação dos Profissionais de Educação Física, Esporte e Lazer do Estado do Maranhão (APEFELMA) como objeto de investigação. O recorte temporal abrange a gênese do movimento nos anos 1980 até 2000 em São Luís-MA, e teve como objetivo geral: Investigar a memória da APEFELMA desde os antecedentes do movimento de gestão/criação da mesma até sua interrupção (1980-2000).Como objetivos específicos buscou-se analisar a trajetória da APEFELMA na constituição do campo esportivo maranhense e interpretar fatos, mecanismos de ações, o modus operandi e as produções da APEFELMA e seus agentes para a consolidação do campo esportivo. É um estudo qualitativo com abordagem da memória social institucional à luz dos conceitos de Thompson (1981) e de Bourdieu (2004, 2012). O corpus de análise do estudo foi bibliografias, documentos escritos e depoimentos orais obtidos a partir de entrevistas realizadas com os agentes sociais, criadores, membros de diretorias e ex-presidentes da APEFELMA. Os dados e entrevistas foram coletados nos anos de 2017/2018. Na análise dos depoimentos foram observados os apontamentos de Portelli (1997), que entende a História Oral como uma metodologia onde os relatos são um documento de responsabilidade de que depõe e de quem executa a pesquisa. Assim como os descritos por Alberti (1989) sobre os métodos e técnicas da História Oral, segundo o qual “um método de pesquisa (histórica, antropológica, sociológica etc.) que privilegia a realização de entrevistas com pessoas que participaram de, ou testemunharam acontecimentos, e conjunturas, como forma de se aproximar do objeto de estudo”. A investigação percebeu as influências que a APEFELMA sofreu na sua constituição, a que demanda respondeu e sob que objetivos foi idealizada, assim como, de que forma se articulou na organização profissional da categoria para consolidação do campo esportivo no Maranhão. Observamos que o processo de criação da APEFELMA se deu a partir da mobilização de acadêmicos, professores paulistas e maranhenses do curso de educação física da UFMA e demais profissionais (técnicos esportivos e de lazer) para promover a divulgação, conscientização, discussões com os professores sobre o mercado e relações trabalhistas, e a luta pela regulamentação profissional do campo esportivo, junto ao estado, aos governos e empresários. Este estudo foi esclarecedor, na medida em que favoreceu a compreensão das circunstâncias da criação da Associação e sua participação como a única representante da categoria da educação física no movimento pela regulamentação profissional, além de demonstrar o quanto seus agentes sociais contribuíram nestes espaços sociais. A APEFELMA não somente adquiriu experiência e capital cultural, que incorporaram o seu habitus, como também poder simbólico, este decisivo nos “tensionamentos” desencadeados na tentativa de consolidar e legitimar o campo esportivo no Maranhão.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.