Lutas e Educação Física Escolar: Experiências do Trato Didático-pedagógico do Conteúdo Jiu-jitsu e Judô

Por: e Marcos Roberto So.

REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar - n.4 - 2020

Send to Kindle


Resumo

A partir de uma experiência docente no ensino de lutas, o objetivo do trabalho foi analisar a própria experiência docente no trato didático-pedagógico do conteúdo Jiu-jitsu e Judô nas aulas de Educação Física em três turmas de 2º ano do Ensino Médio Técnico, totalizando nove encontros. Os resultados indicaram que: os jogos facilitaram o rompimento de tensões iniciais nas lutas; o ensino de técnicas e a vivência de combates participaram como elemento identitário e cultural das lutas; a avaliação como parte integrante do processo pedagógico foi exitosa na problematização dos conteúdos, porém demanda adequações; o espaço físico restrito poderia ser ampliado; a quantidade de aulas foi insuficiente no trato integrador do Jiu-Jitsu e Judô. Conclui-se que o compartilhamento de pesquisas de casos concretos demonstra que é possível aprender com a experiência do outro em direção à melhoria do ensino de lutas nas aulas de Educação Física.

Endereço: https://www.rebescolar.com/conpefe/LUTAS-E-EDUCA%C3%87%C3%83O-F%C3%8DSICA-ESCOLAR%3A-EXPERI%C3%8ANCIAS-DO-TRATO-DID%C3%81TICO-PEDAG%C3%93GICO-DO-CONTE%C3%9ADO-JIU-JITSU-E-JUD%C3%94-/ANO-VI-V1-JULHO-2020/74844caa-608d-4e66-80e3-c7c567114a18

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2022 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.