Licenciatura em Educação Física e a Realidade da Educação Básica: a Percepção de Futuros Professores

Por: , Ana Luiza Barbosa Anversa, Claudio Kravchychyn, Heres Faria Ferreira Becker Paiva, e .

Journal Of Physical Education - v.32 - n.1 - 2021

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Resumo

O estudo teve por objetivo verificar a percepção de acadêmicos de um curso de licenciatura em Educação Física sobre a sua formação inicial e a relação desta com o contexto escolar. Participaram da pesquisa 52 estudantes de uma universidade pública do norte do Estado do Paraná, Brasil, ao final do estágio curricular. Com base nas resoluções nacionais para a formação de professores, projeto pedagógico e ementas do curso, delineou-se uma matriz baseada nas dimensões teóricas “construção da identidade”, “relação com a escola” e “saber pedagógico”, que deu origem a 10 unidades de análise, gerando um questionário que foi respondido pelos participantes. Os achados da pesquisa demonstram potencialidades e fragilidades no processo de interação entre atividades de sala de aula e extraclasse, mais notadamente o estágio supervisionado e projetos de ensino, pesquisa e extensão, ações consideradas imprescindíveis à formação de professores.

Endereço: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/54158

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