Jornalismo Esportivo e Audiência Feminina: o Discurso do Globo Esporte

Por: Andreia de Vasconcellos Gorito e Ronaldo George Helal.

XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

Neste artigo elaboraremos algumas notas para uma análise do discurso do noticiário esportivo Globo Esporte, tendo como foco a recepção da audiência feminina. Dois aspectos relevantes nesta discussão seriam: o fenômeno da inversão de papéis no jornalismo esportivo (quando o espetáculo se torna mais importante que a notícia) e a forma como a mulheres reapropriam e reinterpretam o discurso do programa, exibido pela TV Globo, desde 1978. Especulamos que, entre outros propósitos, na tentativa de ampliar e consolidar a audiência do público feminino, o discurso do programa sofreu adaptações na década de 90, sendo caracterizado cada vez mais pelo humor e pelo entretenimento, apresentando por vezes uma visão “perfumada” da notícia. Pretende-se ainda levantar questões sobre a centralidade do futebol na história da imprensa esportiva e sua importância na construção da identidade nacional.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.