Jogos Eletrônicos X Prática Deliberada: Impactos do Conhecimento Tático Declarativo na Iniciação Ao Futebol

Por: Alberto Lobato Góes Júnior, , Luis Felipe Nogueira Silva e Rafael Moller Barros.

Arquivos em Movimento - v.18 - n.1 - 2022

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Resumo

Elemento inerente aos Jogos Esportivos Coletivos (JECs), dentre os quais o futebol está incluído, a tática caracteriza a interação dos jogadores com os sistemas dinâmicos do jogo. O conhecimento tático é manifestado por duas vertentes: a processual, designação dos saberes de jogo nas ações; e o declarativo, declarado verbalmente. Assim, o estudo primou por investigar possíveis correlações entre o desenvolvimento do conhecimento tático declarativo (CTD) no futebol entre jovens jogadores com pluralidade de vivências relacionadas à modalidade. Para tanto, o Teste de Mangas foi utilizado como instrumento de coleta, aplicado em integrantes de uma escolinha de futebol voltada à iniciação esportiva. Foi verificado que a idade e o tempo de prática semanal são fatores que interferem positivamente na ampliação do conhecimento tático declarativo no futebol. Ainda, quanto maior a idade, maiores as chances de que a prática deliberada e sistematizada em ambientes formais compense menores tempos de prática. Ambientes como os jogos eletrônicos de futebol e o acompanhamento de jogos da modalidade in loco, todavia, não se mostraram efetivos ao desenvolvimento do conhecimento tático declarativo. Tais indicadores evocam a relevância das escolinhas e projetos de futebol na promoção da capacidade tática de jovens jogadores durante a iniciação esportiva, desde que providas de investimento intelectual e efetuação de procedimentos pedagógicos adequados.

Endereço: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/43142

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