Jogo, Inteligência e Pensamento: a Construção de Conhecimentos Para Além do Ensino da Educação Física.

Por: Karina de Toledo Araújo.

2003

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Resumo

O principal objetivo deste trabalho é compreender, analisar e explicitar a relação entre os jogos e o desenvolvimento da criança, sob diferentes perspectivas. Além disso, procuramos refletir acerca da utilização de jogos no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos relacionados às diferentes áreas do conhecimento humano e, em especial, no ensino da Educação Física dado que este é um dos conteúdos específicos desta área. Defendemos a idéia de que o trabalho com jogos deve possibilitar o desenvolvimento das estruturas lógicas do pensamento dos alunos, ou seja, o desenvolvimento da inteligência e a abertura de novas possibilidades do pensar sobre e por meio desse conteúdo de ensino, concomitantemente, ao desenvolvimento dos aspectos motores, afetivos e sociais das crianças. Acreditamos que o
procedimento de ensino, utilizado pelo professor, que possibilita ao aluno alcançar os objetivos anteriormente descritos precisa basear-se na proposta de situações problemas e conflitos cognitivos com o intuito de provocar desequilíbrios nas estruturas mentais e a necessidade de novas equilibrações

Endereço: http://www.ppe.uem.br/resumos/resumos/2003-02.prn.pdf

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