Jogar Off e Jogar Online: Compreensões Acerca da Interação nos Jogos Eletrônicos

Por: e Moisés Sipriano de Resende.

XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Os jogos eletrônicos (JE), na atualidade, se configuram como um elemento de destaque no consumo humano frente ao desenvolvimento tecnológico. Sua rápida ascensão no mercado do entretenimento se deve, em alguma medida, ao sucesso obtido pelas novas e variadas formas de interação proporcionadas. Neste sentido, este estudo busca investigar a compreensão dos jogadores acerca das diferentes possibilidades de interação no e a partir dos JE online e offline. Os dados foram abstraídos de questionários respondidos pelos jogadores e indicaram que a interação é um fator preponderante para a escolha dos JE, mas com sentidos distintos para os jogadores. O fato de jogar offline individualmente restringe as ações do jogador à máquina, mas, ao mesmo tempo, permite outras atitudes não admitidas no âmbito online, como relaxar e se auto-superar. No que se refere aos JE online, a interação entre os jogadores constitui um mecanismo de manutenção das relações presenciais estendendo e ampliando-as no âmbito virtual. Ambas as modalidades, ao constituírem elementos simbólicos de grupos com identidades próprias, apontam para a necessidade da interação como forma de potencializar as relações humanas mediadas pela máquina.

Endereço: http://cev.org.br/eventos/xvii-conbrace-iv-conice/

Comentários


:-)





© 1996-2023 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.